Incentivo à inovação
Programas de aceleração para startups e prêmios do ecossistema de inovação estão com inscrições abertas até este mês de agosto. Crédito: Jakub Jirsak/Bigstock.
Programas de aceleração para startups como o Speed Up da Hotmilk da PUCPR, em Curitiba, e o InovAtiva, além de premiações nacionais, como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e o Prêmio Fintech do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP), estão com inscrições abertas que se encerram durante o mês de agosto. Abaixo, o GazzConecta apresenta essas e outras oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro. Confira e compartilhe.
O HOTMILK, hub de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lançou mais uma edição do seu programa de aceleração Speed Up, que busca 20 startups em fase de operação e tração para investimento. O projeto vai oferecer mentorias, workshops e conexão com fundos de investimento. As inscrições vão até 25 de agosto. O objetivo é acelerar startups com alto potencial de crescimento, fortalecendo a rede de contatos e criando casos de sucesso no ecossistema de inovação brasileiro.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios prorrogou suas inscrições até o dia 17 de agosto. A iniciativa promove e apoia o empreendedorismo feminino no Brasil. Desde 2004, o prêmio destaca mulheres empreendedoras com habilidade de inovação e gestão empresarial com negócios que gerem impactos sociais e econômicos nas regiões em que atuam.
Para a inscrição, as candidatas devem enviar um vídeo de até dois minutos sobre sua trajetória empreendedora. Para auxiliar na produção do vídeo, as candidatas paranaenses podem acessar um tutorial com dicas práticas ou procurar ajuda em qualquer unidade do Sebrae/PR.
Neste ano, há duas novas categorias: "Ciência e Tecnologia" e "Negócios Internacionais", além das categorias tradicionais (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual). O prêmio conta com etapas estaduais, regionais e nacionais. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres participaram da iniciativa com 200 empreendedoras premiadas. A final nacional acontece em Brasília, ainda sem data anunciada.
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) abriu inscrições para a 2ª edição do Prêmio Fintech, que visa reconhecer as empresas com as melhores soluções para o ecossistema de finanças. As inscrições são gratuitas vão até 5 de agosto e podem ser feitas no site do IBEF-SP. Podem participar fintechs com atuação em crowdfunding, gestão financeira, seguros, empréstimos e negociação de dívidas, entre outras áreas. O vencedor será anunciado em outubro. Além do troféu, o negócio premiado terá um ano de associação no IBEF-SP, mentoria em programa da KPMG Brasil e receberá o convite para o jantar do Prêmio Equilibrista, tido como o Oscar dos executivos de finanças.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o IEBT Innovation abriram inscrições até 9 de agosto para a terceira edição do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, com R$ 700 mil em prêmios. O programa apoia soluções inovadoras para aumentar a competitividade do setor produtivo. Serão selecionados 10 projetos vencedores, cada um recebendo R$ 70 mil.
Podem participar do processo de seleção empresas do setor produtivo com, pelo menos, uma unidade produtiva ou sede no Brasil, de qualquer setor e porte, além de startups, spin-offs acadêmicas, spin-offs corporativas e demais empresas inovadoras com tempo de existência superior a seis meses.
O Programa Startup Indústria conecta startups a empresas do setor produtivo, incentivando a criação de protótipos e soluções, além de capacitar e sensibilizar sobre a importância das conexões para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil.
O InovAtiva abriu inscrições para os programas de aceleração de startups InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental para o segundo semestre de 2024. Com 280 vagas, o programa incentiva inclusão social e lideranças femininas, oferecendo pontuação extra para mulheres, pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou amarelas, e participantes do CadÚnico. Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 5 de agosto no site do programa, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Sebrae.
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 10 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
As mais lidas da semana