Inscrições até 6 de outubro
Membros da equipe vencedora do JA Startup ganharão uma imersão no Vale do Silício, maior polo tecnológico do mundo, localizado na Baía de São Francisco, no estado da Califórnia (EUA). Crédito: zimmytws/Bigstock.
As inscrições para o JA Startup, a maior competição universitária de startups do Brasil, já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo domingo (6) pelo site. Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe, Ânima Educação e YDUQS, o projeto tem o objetivo de mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais. Neste ano, além de um prêmio em dinheiro, integrantes da equipe vencedora poderão participar de uma experiência no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
Os melhores projetos de cada região (Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste) apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo. A apresentação ocorrerá durante o Demoday Nacional no palco da SVWC, um dos principais eventos de inovação da América Latina. A startup vencedora do evento ganhará R$ 10 mil, mentorias com especialistas da StartSe e passagens aéreas para dois integrantes da equipe para a imersão no Vale do Silício, promovida pela StartSe.
Podem participar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente matriculados em uma instituição de ensino superior no país. As inscrições podem ser feitas de forma individual ou em grupo pelo site. As ideias destacadas para a apresentação final serão conhecidas até 15 de outubro.
Essa é a primeira vez que a edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. O diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, Alexandre Mutran, destaca a relevância do tema, cujos desafios foram definidos por um time de especialistas, no contexto dos extremos e das tragédias climáticas e ambientais cada vez mais recorrentes.
“O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos a comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz.
Ao fazer a inscrição dos projetos, os universitários receberão acesso à plataforma da competição, na qual terão de escolher um dos seis desafios propostos no programa, todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país.
“Na JA Brasil, acreditamos que conseguimos construir comunidades mais prósperas, conectando jovens criativos de todo o país para criarem soluções de problemas reais. Queremos estimular e reconhecer as iniciativas desses estudantes, muitos deles já no mercado de trabalho”, afirma Mutran.
As mais lidas da semana