Thumbnail

A expectativa da Nokia é implementar a rede de 4G na Lua até 2022.

Internet no espaço

Nasa seleciona Nokia para construir rede de celular 4G na Lua em 2022

GazzConecta
21/10/2020 11:00
Em breve, tripulações que estiverem na Lua poderão se comunicar por voz, vídeo e compartilhar dados biométricos com a terra. A finlandesa Nokia foi selecionada pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) para implantar uma rede de celular 4G na Lua, no final de 2022.
Segundo a britânica Reuters, a Nokia vai viabilizar a entrega em parceria com a Intuitive Machines, empresa de design de naves espaciais do Texas, nos EUA. A tecnologia será compacta e projetada para suportar as instabilidades entre viagem e pouso no satélite.
O objetivo da Nokia é que a rede, depois de implantada, seja rapidamente atualizada para ofertar 5G. Também segundo a Reuters, a iniciativa faz parte do projeto Artemis, da Nasa, que pretende levar humanos para a Lua em 2024. Como parte do planejamento, a Nasa selecionou 14 empresas americanas para viabilizar operações sustentáveis no espaço, entre elas Nokia, SpaceX e United Launch Alliance.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão