Thumbnail

Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba é 2ª melhor cidade para startups do Brasil.

Startup Ecosystem Index Report 2023

Curitiba é a segunda melhor cidade do Brasil para as startups pelo terceiro ano consecutivo

GazzConecta
30/05/2023 20:19
Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba é a segunda melhor cidade do Brasil para startups. O resultado está no relatório Startup Ecosystem Index Report 2023, divulgado nesta terça-feira (30/5) em evento online global a partir de Israel. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
O relatório mundial, feito pelo instituto israelense StartupBlink, analisa o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios.

Presença global

Globalmente, Curitiba, cidade do ecosssitema de inovação Vale do Pinhão, subiu uma posição no Startup Ecosystem Index Report 2023 em relação ao ano passado: está no 140° lugar.
O primeiro lugar global é da cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no Vale do Silício, seguido de Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra).
Na América do Sul, Curitiba ficou com a 6ª posição, à frente de cidades como Montevidéu, Lima, Monterrey, Quito, Assunção, Medelin e Córdoba.

Berço de unicórnios

Curitiba é mencionada no relatório global como berço de unicórnios no Sul do Brasil, as startups avaliadas em 1 bilhão de dólares.
Os três unicórnios brasileiros fora de São Paulo estão na capital paranaense: Ebanx, líder em serviços de processamento de pagamentos de compras; MadeiraMadeira, a maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line. Juntas, somam 2,7 mil empregos gerados.
Além disso, a Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento foi reconhecida como uma das iniciativas governamentais envolvidas na promoção de ecossistemas inovadores no Brasil.

O relatório

O StartupBlink é um centro de pesquisa referência internacional que faz o mapeamento em mil cidades em cem países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação é parceira institucional da StartupBlink e colabora com o levantamento.
O Startup Ecosystem Index Report faz o ranking dos melhores ecossistemas a partir de algoritmos que analisam milhares de dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking. Também aproveita os dados coletados de mais de 50 mil membros em toda a comunidade Global StartupBlink.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão