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Black Friday: PMEs do Paraná aumentam faturamento com e-commerce

Pequenas e médias empresas

Black Friday: PMEs do Paraná devem aumentar em 85% seu faturamento com e-commerce

GazzConecta
26/11/2021 19:55
A Black Friday 2021 será o segundo ano de ações promocionais após a grande transformação dos hábitos de consumo dos brasileiros, fenômeno impulsionado pelo isolamento social. A expectativa é que as pequenas e médias empresas do Paraná tenham um aumento de 85% no seu faturamento com o e-commerce só no dia da Black Friday, nesta sexta-feira (26), em comparação com a mesma data de 2020.
Durante a semana de 23 a 29 de novembro de 2021, é previsto um crescimento de cerca de 77% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina com mais de 90 mil lojas, sendo em sua maioria de pequenos e médios empreendedores.
Segundo a empresa, novembro foi um dos meses do ano passado que registraram o maior faturamento de vendas online pelas PMEs no estado. “Em 2020, tivemos a Black Friday mais digital da história, impulsionada pelo contexto de isolamento social. Neste ano, a expectativa é que o comércio eletrônico vivencie, novamente, um de seus melhores resultados, uma vez que muitos empreendedores digitalizaram seus negócios neste último ano e, inclusive, vários deles começaram o seu próprio negócio nesse período”, explica Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.
Os segmentos que mais vendem nos e-commerces do Paraná ao longo do ano são Moda, Brinquedos e Casa & Jardim. No dia da Black Friday, esses segmentos de lojas virtuais devem representar, juntos, mais da metade das transações online de PMEs do estado.

Meios de envio e opções de pagamento na Black Friday

Na Black Friday, o preço é, sem dúvida, o maior destaque aos olhos do cliente. Contudo, fatores como as opções de pagamento e de envio dos produtos são cada vez mais relevantes para a decisão de compra do consumidor. O levantamento “Compras e pagamentos em lojas online”, realizado pela empresa em agosto deste ano, revelou que o Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado, com 50% de adesão, atrás apenas dos cartões de crédito (nos formatos físico e digital). “Por isso, contar com empresas confiáveis de pagamentos no e-commerce e oferecer uma boa variedade de opções de pagamentos são escolhas essenciais para as PMEs e podem diferenciar o lojista de seus concorrentes”, reforça Pedroso.
Os meios de pagamento oferecidos pelos e-commerces também retratam a situação econômica dos brasileiros neste ano. A Nuvemshop constatou que o ticket médio foi de R$ 217 para R$ 246, um aumento de 13%. Embora o ticket médio das compras seja maior, os consumidores estão pagando em parcelas: 47% das compras foram pagas em 2 parcelas ou mais, enquanto no ano passado apenas 31% das compras foram parceladas. “Embora a expectativa de vendas para a data neste ano seja positiva, sabemos que o cenário atual, com alta inflação, impacta diretamente na Black Friday. Nesse sentido, as compras acabam pesando um pouco mais no bolso do consumidor e isso se reflete nas escolhas feitas. Na forma de pagamento, os brasileiros estão apostando mais em compras parceladas neste ano e o valor final do carrinho está um pouco maior, resultado da inflação e também da aposta nas compras da Black Friday para aproveitar descontos”, explica Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.
Outro fator relevante para o planejamento dos empreendedores no e-commerce para a Black Friday são as opções de envio. “A logística é um dos pontos fundamentais para o sucesso de um e-commerce. Um frete caro ou muito demorado pode ser um motivo de abandono do carrinho virtual de compras. Uma outra pesquisa recente da companhia revelou que 62% dos entrevistados desistiram da última compra online justamente por conta do valor da entrega. Vemos um movimento de PMEs cada vez mais procurando novos aplicativos e empresas de envio para diversificar as opções e oferecer valores acessíveis para consumidores de diferentes estados”, conclui Pedroso.