Tembici
Bicicletas da Tembici em Curitiba mudam de cor depois de três meses na cidade
O serviço de bicicletas compartilhadas da Tembici em Curitiba completou três meses com mais de 265 mil deslocamentos na cidade. Agora, o projeto da líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, passa a contar com o patrocínio da Estácio, a grande do ensino superior no país, e o apoio da Eletromidia.
Com a nova parceira, as bicicletas e estações da cidade mudam de cor. Do rosa original, elas passam a ser estampadas em azul. Mas a mudança não altera os planos e o aplicativo da Tembici que viabilizam o uso das bikes.
Inauguradas em julho deste ano, as bicicletas da Tembici em Curitiba registraram 80 mil deslocamentos no primeiro mês. O número atual de usuários nesses três meses cresceu 178%, segundo Gabriel Reginato, diretor de negócios e operações da Tembici.
“Os curitibanos e turistas que visitam a cidade abraçaram o projeto desde o início, os números de adeptos só vêm aumentando. Com 50 estações e 500 bikes, sendo metade delas elétricas, a iniciativa já é reconhecida como uma alternativa econômica, eficaz e sustentável para diversos trajetos do dia a dia, seja deslocamentos de forma geral, ou para lazer e exercícios. Prova disso é que nos três primeiros meses, foram mais de 650 mil quilômetros rodados com nossas bikes”, comenta o executivo em nota.
Intermodalidade é destaque na cidade
Nos três meses iniciais do sistema, as cinco estações com mais usabilidade foram as duas do Parque Barigui, Parque São Lourenço, Praça Dezenove de Dezembro e Igreja do Portão. As demais estações estão em pontos estratégicos da cidade, boa parte delas integradas ao sistema público de transporte de Curitiba.
Em nota, a Tembici aponta que os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da empresa, em diálogo com o corpo técnico da prefeitura, que além do plano cicloviário da cidade, avaliou critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade.