Thumbnail

O Great Place To Work Paraná 2023 reconheceu empresas de pequeno, médio e grande porte em cerimônia realizada na última segunda-feira (9).

GPTW PR

As 125 melhores empresas para trabalhar no Paraná em 2023

Daliane Nogueira
Daliane Nogueira
10/10/2023 01:43
A cada ano, o Great Place to Work (GPTW) realiza uma análise profunda das organizações que se destacam em criar ambientes de trabalho excepcionais. Em 2023, o estado do Paraná viu um recorde de 125 empresas serem reconhecidas pelo GPTW PR. A grande confraternização do ranking e a revelação dos vencedores aconteceu na noite desta segunda-feira (9), no Viasoft Experience.
Confira a lista completa no final da matéria
Esta é a 14ª edição do ranking GPTW no estado e conta, mais um ano, com o apoio da Gazeta do Povo, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo HEL Ecossistemas.
Cerimônia de premiação das 125 melhores empresas para se trabalhar no Paraná foi realizada no Viasoft Experience, em Curitiba. Crédito: Lening Abdala.
Cerimônia de premiação das 125 melhores empresas para se trabalhar no Paraná foi realizada no Viasoft Experience, em Curitiba. Crédito: Lening Abdala.
“O primeiro ranking GPTW do estado do Paraná foi em 2010, em que 20 empresas foram reconhecidas. Agora, na 14ª edição, chegamos a 125. O número de inscritas atingiu 356 empresas, um crescimento de 32% em relação ao ano de 2022, impactando 295.285 colaboradores, sendo um dos maiores rankings regionais do país”, afirma Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e sócio-diretor regional do Paraná e do Interior de São Paulo.
Para o executivo, o crescimento está atrelado ao comprometimento do empresariado paranaense em cada vez mais dar voz aos colaboradores. “O apoio das lideranças tem sido fundamental. As parcerias com o SESI, quando publicamos anualmente o troféu Sesi das Melhores Práticas de Saúde, Segurança e Bem-estar dos colaboradores e com associações comerciais de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba, são exemplos de como destacamos as empresas certificadas pelo GPTW”, reforça.
As 125 classificadas estão divididas em três categorias: 20 empresas de grande porte (com mais de 1 mil funcionários); 85 de médio porte (entre 100 e 999 empregados) e 20 de pequeno porte (de 30 a 99 colaboradores).
Pormade Portas é a 1ª colocada na categoria grandes empresas. Foto: Leandro Provenci
Pormade Portas é a 1ª colocada na categoria grandes empresas. Foto: Leandro Provenci
Grupo Tecnospeed é a vencedora na categoria médias empresas. Foto: Leandro Provenci
Grupo Tecnospeed é a vencedora na categoria médias empresas. Foto: Leandro Provenci
Grupo Ponto a Ponto é a melhor empresa para se trabalhar, na categoria pequeno porte. Foto: Leandro Provenci.
Grupo Ponto a Ponto é a melhor empresa para se trabalhar, na categoria pequeno porte. Foto: Leandro Provenci.
Há uma grande diversidade de segmentos de atuação entre as empresas que figuram no ranking e, ao olhar a lista, suscita uma pergunta: o que torna uma empresa um "Great Place to Work"?  Segundo Gonçalves, a resposta pode variar de uma organização para outra, mas há alguns princípios comuns que geralmente estão presentes nas empresas que alcançam esta posição. Essas empresas costumam valorizar seus colaboradores, colocando-os no centro da companhia e promovendo um ambiente de respeito, confiança e colaboração. Elas investem no desenvolvimento profissional de seus funcionários e oferecem benefícios que vão além do salário, incluindo programas de bem-estar, flexibilidade no trabalho e oportunidades de crescimento.
Quando perguntamos aos colaboradores o principal motivo para permanecer nas ‘melhores empresas’, 84% respondem que ficam pela oportunidade de crescimento e desenvolvimento, pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e por alinhamento de valores. Ao consolidar as respostas desses colaboradores nas 63 afirmativas da pesquisa, notamos que o índice de engajamento chega a 90, sendo a nota máxima 100. Cada vez mais fica evidente que os colaboradores preferem ficar em uma empresa em que experimentam uma excelente experiência
, comprova Hilgo Gonçalves.

Aprendizado e diversidade 

De acordo com Gonçalves, o ranking GPTW oferece uma oportunidade para as empresas aprenderem umas com as outras. Ao compartilhar as melhores práticas e as lições aprendidas, essas organizações podem continuar aprimorando seus ambientes de trabalho e criando experiências mais gratificantes para seus funcionários.
Entre os maiores desafios das empresas, está a busca pela equidade de gênero e a diversidade de vozes e experiências. É um trabalho contínuo e que mostra resultados. Apesar do número ainda ser pequeno, notamos um importante avanço, pois, no estudo de 2022, apenas 3% das lideranças eram mulheres e, agora, em 2023, este número subiu para 8%, demonstrando que estamos no caminho certo”, reforça.
Outro desafio urgente, que é objeto de atenção das empresas melhores ranqueadas no GPTW, é a inovação. As empresas estão cada vez mais preocupadas com a melhoria contínua dos seus processos. “Notamos que, à medida que os colaboradores têm oportunidades de contribuir com ideias e sugestões, eles se sentem mais incluídos na estratégia da empresa e, com isso, se engajam ainda mais. Ou seja, para ter um ambiente de inovação é fundamental que a liderança proporcione oportunidades para todos os colaboradores participarem da estratégia de inovação. O importante é que todos se sintam incluídos na empresa”, analisa Gonçalves.

Feedback: ferramenta essencial

A proximidade entre líderes e liderados é um dos principais pilares para uma cultura de confiança. Quanto maior a frequência e qualidade das reuniões de feedback, maior o engajamento das pessoas. Analisando os dados do GPTW PR, nota-se que quanto maior o número de reuniões de feedback, maior a nota de engajamento do colaborador. Muda de 69 para quem não teve nenhuma reunião, para 90 para quem teve mais de 3 reuniões de feedback.
Para transformar o feedback em um momento benéfico para o líder e o liderado,  é muito importante se preparar bem antes do encontro, ter informações que possam ajudar nas evidências, ser sincero, ouvir bastante, confirmar se o outro entendeu, evitando fazer julgamentos prévios e buscar sempre a convergência e alinhamento de propósitos, além de apontar os próximos passos
, indica o executivo da entidade.

As melhores do Paraná

O Gazz Conecta conversou com exclusividade com representantes das três vencedoras em cada categoria. A Pormade levou o prêmio de melhor empresa entre as companhias de grande porte; a TecnoSpeed, empresa de tecnologia que cria soluções para desenvolvedores, foi reconhecida entre as empresas de médio porte; e, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Ponto a Ponto figura como a melhor empresa de pequeno porte para se trabalhar no recorte paranaense do GPTW. Confira a lista completa ao final desta matéria.

O ranking

Em 2023, o Paraná registrou recorde de empresas reconhecidas pelo GPTW. Crédito: Lening Abdala.
Em 2023, o Paraná registrou recorde de empresas reconhecidas pelo GPTW. Crédito: Lening Abdala.
Os rankings Great Place to Work são uma forma de reconhecer as empresas que são referência em ambiente de trabalho em seus estados. As empresas que concorrem ao ranking passaram primeiro por um processo de consultoria, chamado de Jornada, na qual são realizadas pesquisas com os funcionários. As organizações que têm pelo menos 70% de respostas positivas de seus colaboradores sobre ser um ótimo ambiente de trabalho são contempladas pelo certificado Great Place to Work, com validade de 1 ano. A certificação GPTW é necessária para concorrer aos rankings Great Place to Work.

Ranking Completo das melhores empresas para trabalhar no Paraná em 2023

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão