Thumbnail

Ao possibilitar a substituição de novos computadores físicos por virtuais, as soluções da Arlequim impactam contribuem para a redução da produção do lixo eletrônico. Crédito: Doidam10.

Agenda ESG

Supercomputadores virtuais: as inovações da Arlequim que favorecem a sustentabilidade

GazzConecta
04/02/2025 20:15
A Arlequim Technologies é uma empresa especializada em soluções de virtualização de computadores. Nos últimos meses, ela tem se destacado pela criação de soluções sustentáveis para o mercado de tecnologia. Recentemente, a empresa recebeu importantes certificações verdes, como a ISO 14001, que valida a excelência no sistema de gerenciamento ambiental (SGA); o Selo Clima Paraná, que reconhece as iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa, além de outras práticas sustentáveis; e o Selo Ouro do GHG Protocol, concedido pela FGV e considerado uma referência mundial em contabilização e gestão de emissões de carbono.
A principal inovação da Arlequim está em seu computador virtual, que se diferencia por prolongar a vida útil de equipamentos que, de outra forma, seriam descartados frequentemente. Esse processo reduz significativamente a produção de lixo eletrônico, promovendo o uso responsável dos recursos tecnológicos. Com um modelo de negócios alinhado aos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance), a Arlequim busca transforma o mercado de tecnologia, contribuindo, também e diretamente, para a sustentabilidade. Isso a faz oferecer soluções que ajudam seus clientes, tanto da iniciativa privada quanto do setor público, a melhorar a gestão do ciclo de vida dos produtos tecnológicos e a reduzir seu impacto ambiental.

ESG no centro da estratégia empresarial

A pauta ESG está no centro da estratégia empresarial da empresa de Curitiba que atua globalmente, sobretudo em razão dos desafios climáticos da atualidade. O estudo Índice de Sustentabilidade Ambiental (ESI, na sigla em inglês), produzido pela Honeywell em 2024, revelou que 86% das organizações em todo o mundo planejam aumentar os seus investimentos em sustentabilidade. O estudo ainda mostra que em setores como indústria, manufatura e energia, as boas práticas ambientais devem ser o principal foco para os próximos anos.
Iniciativas como reutilização de água de esgoto, eliminação do papel e de copos descartáveis, além de iluminação inteligente, continuam importantes para redução dos impactos ambientais. Entretanto, um novo fator de preocupação surge com a digitalização crescente: o impacto ambiental do estilo de vida conectado pode trazer consequência ao meio ambiente. De acordo com o estudo do The Global E-waste Monitor 2024, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico da América Latina. O país produz em média, por ano, cerca de 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Além disso, uma pesquisa do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) indica que 85,8% dos brasileiros têm em casa algum aparelho que não usam e não sabem o que fazer com ele.

A solução Arlequim

A tecnologia desenvolvida pela Arlequim permite substituir computadores físicos pelos virtuais, o que, além de combater o descarte de lixo eletrônico, viabiliza montar infraestruturas de TI mais acessíveis. Ao combinar, por exemplo, a adoção do Arlequim com o Thin Clients (equipamentos simples, que funcionam como minicomputadores básicos), o custo da solução chega a ser até cinco vezes menor em hardware, garantindo desempenho superior.
A solução da Arlequim estende a vida útil dos equipamentos, transformando computadores antigos, ou mais simples, em dispositivos de alto desempenho. Essa abordagem reduz significativamente o descarte de equipamentos obsoletos no setor de tecnologia, promovendo uma mudança sustentável em todo o mercado
, afirma o CEO da Arlequim Technologies, Maurício Montilla.
O computador virtual Arlequim vai além da virtualização, já que oferece um ecossistema completo de serviços embarcados. Isso inclui processamento avançado, armazenamento otimizado, memória expandida, sistemas operacionais e antivírus atualizados, autenticação multifator, painel de gestão customizado e unidades de processamento com vGPUs da NVIDIA. Tudo sob demanda e com implantação simples e rápida.
Além de suas soluções tecnológicas inovadoras, a Arlequim também adota uma série de práticas internas de sustentabilidade, como o controle e a neutralização de emissões de carbono, uso de copos reutilizáveis, desligamento automático de monitores, iluminação led eficiente, gestão do uso das impressoras, gestão de uso de ar-condicionado, logística reversa, treinamentos regulares e campanhas de conscientização ambiental.
“Nosso objetivo é redefinir os padrões do mercado de tecnologia, provando que inovação e sustentabilidade podem andar juntas. Com a missão de fazer mais com menos, a Arlequim não só reduz os impactos ambientais, mas também proporciona aos seus clientes uma forma mais eficiente e sustentável de acessar tecnologias de ponta”, conclui Montilla.

Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs

O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; e Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF. O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.