Thumbnail

O fundador e presidente da Rede Condor, Pedro Joanir Zonta, e a diretora da unidade jornais do GRPCOM, Ana Amélia Filizola. Crédito: Divulgação.

Encontro com lideranças empresariais

Aprendizado constante é o caminho para a inovação segundo fundador da Rede Condor de supermercados

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
09/04/2024 17:16
A Confraria PinÓ recebeu nesta terça-feira (9) o fundador e presidente da rede de supermercados Condor, Pedro Joanir Zonta. A rede, que completa 50 anos em 2024, conta com 60 lojas no Paraná e em Santa Catarina.
Zonta também está à frente do grupo empresarial Zonta, que dentre os empreendimentos estão postos de gasolina, um shopping em Santa Catarina e uma indústria de sacolas plásticas. A mais recente aquisição foi a fábrica da água mineral Ouro Fino, marca centenária localizada em Campo Largo, no Paraná, considerada uma das maiores empresas de água mineral natural do Brasil.
No encontro, que reuniu mais de 50 convidados entre líderes empresariais e executivos, Zonta contou sobre sua trajetória empreendedora que teve início em 1974, quando adquiriu seu primeiro mercado. Mas, antes disso, desde criança, já colocava a mão na massa, ajudando os pais na lavoura, depois num abatedouro de carnes até que comprou um caminhão para o transporte de areia. Foi com a venda deste caminhão que ele conseguiu adquirir o mercado que deu origem à Rede Condor.
O mercado era pequeno, mas, naquele ano mesmo, a chave virou. Isso aconteceu depois que Zonta passou a atender uma cozinha industrial da Petrobrás. O negócio deu tão certo que, até o fim daquele ano, ele atendia 65 cozinhas da Petrobrás. 
Com mais dinheiro em mãos, ele conseguiu comprar, em 1975, o terreno ao lado do mercado e ampliar o negócio. "Ainda assim ficou pequeno", brinca. Mas foi a partir daquele negócio que nascia a Rede Condor com sua primeira unidade no bairro Pinheirinho em Curitiba inaugurada em 1978.
Segundo Zonta, ele pouco sabia de supermercado quando entrou no segmento. Foi por meio do contato com outros empreendedores e pessoas do ramo que aprendeu a lidar com o seu negócio. Na época, não existiam muitas informações disponíveis, por isso o benchmarking foi tão importante naquele início. Depois, começaram a surgir publicações especializadas.
Zonta lembra da sua primeira viagem internacional para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um congresso de supermercados, em 1981. "Tudo que a gente viu por lá como novidade é o que vemos hoje em qualquer lugar, o código de barras, por exemplo. Tudo o que naquela época era novidade, agora é realidade", comenta. "Desde 1990, o que há de mais moderno no mundo também temos no Brasil", diz.
Quando questionado sobre a necessidade de inovação, Zonta afirma que o aprendizado constante é fundamental. "Chega a um ponto que a gente não sabe o que a gente sabe. Por isso o aprendizado deve ser contante", revela. Segundo ele, isso acontece, em sua vida, desde que começou seus negócios nos anos de 1970.
Ainda sobre a inovação, ele destaca que ela é fundamental. Na empresa, há uma política de portas abertas. Toda segunda-feira, ele diz, a diretoria se reúne e traz as suas dores para que possam ser discutidas e sanadas. "Em qualquer área, é possível melhorar e resolver problemas", revela.
Com a necessidade de impulsionar a inovação, há cinco anos a rede de supermercados criou o Condor Hub, de onde já surgiram soluções já aplicadas no dia a dia das lojas. A ideia do hub surgiu depois de viagens que Zonta fez, primeiro para o Vale do Silício e, depois, para Berlim, onde teve acesso a incubadoras de tecnologia. Como ele diz, por que comprar de fora se é possível desenvolver aqui dentro do país? O Hub, segundo ele, apoia jovens com boas ideias para que sejam desenvolvidas novas práticas e soluções a serem aplicadas nos negócios.
Para este ano, ele destaca o lançamento de mais uma unidade Condor em Joinville (SC) e o início da utilização das sacolas plásticas produzidas na fábrica própria do Grupo Zonta, que terá qualidade superior às comuns.
A Confraria PinÓ é um encontro mensal em que se encontram empresários e executivos para a troca de ideias e aprendizados. A cada edição, realizada na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba, há sempre convidados para compartilhar conhecimentos ou suas experiências empreendedoras.