De olho na IA
Apple adquire Datakalab, startup francesa especializada em análise de imagens por IA
A Apple está avançando no território da inteligência artificial. De acordo com a revista francesa Challenges, a empresa adquiriu a Datakalab, startup de IA com sede em Paris. O movimento foi discreto.
Segundo a publicação, a aquisição foi realizada em dezembro do ano passado, mas apenas agora a operação foi notificada à Comissão Europeia. A revista ainda menciona que o valor da transação não foi divulgado, mas a Apple adquiriu 100% das ações da Datakalab, fundada há sete anos pelos irmãos Xavier e Lucas Fischer.
A startup francesa é especializada na compressão de dados e análise de imagens por inteligência artificial. Em sua página do LinkedIn, a DataKalab diz que tem liderado a indústria de "compressão e adaptação para implantar visão computacional incorporada de forma rápida, econômica e precisa".
A Apple tem feito movimentos rumo à inteligência artificial nos últimos anos, mesmo sem lançar, propriamente, serviços relacionados à IA, com a compra de empresas como a Xnoar.ai, focada no desenvolvimento de inteligência artificial e reconhecimento de imagens, e a WaveOne, que desenvolve algoritmos de compressão de vídeo com IA. A última aquisição foi a da startup canadense DarwinAI, especializada em sistemas que inspecionam visualmente componentes para diferentes indústrias, além de tornar modelos de redes neurais menores e mais rápidos.
Acredita-se que, com esses movimentos, a Apple esteja apostando em funcionalidades de IA para a próxima geração do seu sistema operacional, o iOS 18. No caso específico da DataKalab, ao que tudo indica, o foco parece estar em aprimoramentos para o Vision Pro. É esperado para o segundo semestre o anúncio de novos recursos, incluindo IA, para o iOS 18.