Thumbnail

A FoodHero já está disponível em Curitiba.

Lançado nesta quinta-feira (01)

Curitiba ganha app de sustentabilidade: FoodHero, deve zerar o desperdício de alimentos em estabelecimentos

GazzConecta
01/09/2022 19:06
A PinÓ, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo, lança nesta quinta-feira (01) a plataforma FoodHero, iniciativa que combate o desperdício de comida e ajuda estabelecimentos do setor de alimentos a monetizar os excedentes que seriam descartados.
Na prática, o usuário poderá conhecer os estabelecimentos cadastrados e escolher entre as opções de pacote (doce, salgado ou misto) para consumo. Ao comprar um pacote, o usuário receberá informações de horário de retirada junto com um código de confirmação para buscar o produto.
O objetivo é que, de um lado, os estabelecimentos não descartem os alimentos que não forem vendidos, e de outro, os usuários possam fazer as compras com preços mais acessíveis.
O aplicativo já está disponível para download nas lojas de aplicativo para Android e IOS.
A FoodHero conecta restaurantes, cafés, padarias e consumidores, em nome da sustentabilidade. Foto: Divulgação/FoodHero
A FoodHero conecta restaurantes, cafés, padarias e consumidores, em nome da sustentabilidade. Foto: Divulgação/FoodHero
O aplicativo foi lançado primeiramente em Curitiba, e 12 estabelecimentos já fazem parte da plataforma, entre eles Let's Eggs, Cookie Stories, Confeitaria Holandesa, Afago doces, O Próximo Café, American Way Cafe, Chiffon Cake, Tuktuk, Armazém Garagem Bar, Café Per Tutti, Carmels Pipocas, Ateliê dos Pães.
A meta da plataforma é expandir para todo o território brasileiro e espalhar a causa por um modelo mais sustentável na cadeia de alimentos.

Sustentabilidade como propósito

A plataforma FoodHero incentiva estabelecimentos e consumidores a contribuírem com a sustentabilidade. O propósito da plataforma é evitar o desperdício de alimentos no Brasil e promover um consumo mais sustentável.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um terço de todos os alimentos produzidos acaba em perda ou desperdício, o que seria suficiente para sustentar mais de 2 bilhões de pessoas, e gera um custo de US$ 936 bilhões para a economia global anualmente. Segundo a ONU, o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano.
A solução da FoodHero chega para mudar esse cenário e contribuir para um mundo mais sustentável. O aplicativo conecta restaurantes, padarias e confeitarias com o consumidor, ofertando alimentos excedentes que seriam descartados por um preço especial.
A plataforma Food Hero é inspirada em cases de sucesso do exterior, como a norte-americana Too Good to Go, que já salvou mais de 100 milhões de refeições; e a We Are Phenix, com atuação na Europa. Em julho, a FoodHero foi aprovada para o programa de aceleração da Inovativa Brasil. O programa recebeu mais de 700 inscritos, dos quais 195 foram selecionados para o ciclo vigente.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão