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Jean Carlos Zanco, CEO da Zoop. Crédito: Divulgação.

Mercado Pet

Startup Zoop cresce 1.300% em 18 meses e espera triplicar de tamanho nos próximos dois anos

GazzConecta
23/11/2023 17:08
A startup Zoop, criada em 2022 para atender o mercado pet, registrou um crescimento de mais de 1.300% no número de usuários no último um ano e meio. A meta para os próximos 18 meses é ousada, com uma expectativa de triplicar o seu tamanho por meio de um plano de expansão que envolve lançamentos no app e abertura de uma rodada de investimento dentro dos próximos seis meses.
A startup é curitibana e nasceu no HIPE Innovation Center, um centro de inovações para o varejo localizado no coração do Vale do Pinhão. Apenas com a ideia no papel, eles procuraram o HIPE para colocar o plano em prática, entraram para o programa de pré-incubação, receberam investimento e continuam no programa de aceleração.
“Eles começaram do zero aqui, estão evoluindo a tecnologia de maneira única e têm um potencial enorme em um setor que está em franca expansão e ainda com poucas soluções tecnológicas”, afirma o COO do HIPE, Ricardo Pontes.
A Zoop ganha ainda mais relevância em um cenário em que o Brasil possui uma população de mais de 145 milhões de animais de estimação, sendo que 65% dos tutores não apenas consideram seus pets como membros da família, mas os tratam como verdadeiros filhos.
Segundo um dos sócios e CEO, Jean Carlos Zanco, essa busca por algo personalizado reflete neste crescimento em tão pouco tempo, já que a plataforma funciona com base nas características e especificidades de cada pet, fazendo com que cada um tenha uma experiência 100% personalizada na contratação de serviços em qualquer loja parceira.
“Nossa habilidade em entender as características e necessidades únicas de cada pet se traduz em experiências memoráveis. Por exemplo, nosso aplicativo identifica pets que tenham vivenciado traumas e que possuem um comportamento assustado ou agitado para ajustar automaticamente o atendimento”, explica Zanco.
Ele acrescenta que o aplicativo utiliza uma inteligência de agenda que organiza os agendamentos levando em consideração todas as especificidades de cada pet, o que permite à loja melhorar o desempenho e a personalização nos atendimentos.
A Zoop também possibilita que o tutor acompanhe em tempo real cada serviço contratado, verificando o status do atendimento, o profissional que está atendendo, receber avisos, comentários, lembretes e até fotos, ficando com um histórico detalhado de cada atendimento.

Lançamentos no app

Visando o crescimento da startup, a Zoop está prestes a lançar uma versão com novas funcionalidades, como o CRM inteligente, integrações com soluções parceiras, funcionalidade de assinatura de serviços e rotinas de interações com os clientes das lojas via app.
Outra novidade é a carteira de vacina digital inteligente que, a partir das informações do pet cadastrado, já mostra as vacinas obrigatórias, as necessárias, bem como suas doses e quais as doenças que elas previnem, além de auxiliar nas programações das aplicações, fazendo esse monitoramento das vacinas de maneira mais prática.
Hoje, a Zoop conta com aproximadamente 20 mil pets cadastrados no aplicativo, 13 mil tutores, mais de 150 profissionais parceiros e está presente em 10 estados, inclusive com interesses de profissionais e lojas de outros países, como Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Romênia. Desde que iniciou suas atividades, já concluiu mais de 60 mil agendamentos e movimentou mais de R$ 4 milhões pela plataforma.
A Zoop atingirá o breakeven nos próximos meses, momento em que toda a receita e os investimentos recebidos ficarão concentrados em melhorias do produto, que contemplam a implantação de novas tecnologias internas, pensando na evolução da personalização dos atendimentos e desempenho das lojas parceiras. Isso permitirá que, cada vez mais, eles tenham menos trabalho, maximizando resultados de maneira inteligente e prestando serviços cada vez mais personalizados.
“Nós almejamos nos tornar uma startup unicórnio do mercado pet e, para isso, adotaremos estratégias para melhorar cada vez mais a experiência do usuário, além de massificar a área de atuação dentro das cidades e estados onde já atuamos, acelerando a captação de clientes, principalmente no B2B, e entregando algo que ninguém faz hoje”, completa Jean.

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