Thumbnail

Mark Zuckerberg em vídeo durante a conferência da Meta que apresentou novidades do WhatsApp Business. Crédito: Caio Graça.

Conversations 2024

“IAs precisam estar alinhadas com os produtos e serviços da empresa”, enfatiza Mark Zuckerberg sobre lançamentos do WhatsApp Business

Millena Prado
Millena Prado
06/06/2024 17:46
“As IAs precisam estar alinhadas com os produtos e serviços da empresa”, enfatizou Mark Zuckerberg, fundador & CEO da Meta, no evento "Conversations 2024," conferência anual do WhatsApp que divulga as principais novidades do mensageiro. Entre os lançamentos anunciados nesta quinta-feira (6), estão inteligência artificial para WhatsApp Business, integração com PIX, além do Meta Verified.

Mark Zuckerberg também compartilhou, durante sua fala realizada por vídeo, que a Meta deve fazer novos lançamentos com relação a inteligência artificial. "Vamos lançar a Meta IA em português no próximo mês”, anunciou.

Entre os executivos que fizeram anúncios durante o evento estão, além de Zuckerberg, Maren Lau, vice-presidente da Meta para América Latina e líder global de vendas Business Messaging; Guilherme Horn, head do WhatsApp para mercados estratégicos (Brasil, Índia e Indonésia); Nikila Srinivasan, vice-presidente de produtos para Business Messaging; Conrado Leister, vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil; Yann LeCunn, vice-presidente e cientista-chefe de IA.
A vice-presidente da Meta para América Latina, Maren Lau. Crédito: Caio Graça.
A vice-presidente da Meta para América Latina, Maren Lau. Crédito: Caio Graça.

Inteligência artificial no WhatsApp Business

Personalização para ativar o cliente correto, com a mensagem correta. O WhatsApp anunciou durante o Conversations as novas ferramentas que ajudam negócios com IA por meio de sugestões de tipos de mensagens para cada contato, de acordo com seu comportamento e formatos de conversa, enviando a mensagem certa para a pessoa certa. Segundo a Meta, isso irá fazer com que as pessoas sejam impactadas apenas por mensagens mais relevantes de empresas que elas querem receber atualizações.
Agora, a IA também atua como assistente dentro do app do WhatsApp Business para ajudar com tarefas como criar anúncios no Facebook ou Instagram que levem para um chat no WhatsApp, além de obter suporte por meio de recursos como catálogo ou respostas rápidas, por exemplo.
Guilherme Horn, head do WhatsApp para mercados estratégicos. Crédito: Caio Graça.
Guilherme Horn, head do WhatsApp para mercados estratégicos. Crédito: Caio Graça.
Guilherme Horn, head do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, explicou que a personalização gera um grande valor para a conversão das empresas. “Estamos lançando a capacidade de otimizar a entrega de mensagens, aumentando a propensão da satisfação dos usuários”, destacou.

Automatização com PIX para ferramentas do WhatsApp Business

O WhatsApp também adicionou extensão da funcionalidade de pagamentos para médias e grandes empresas dentro da conversa do WhatsApp. No ano passado, havia sido lançada a função de pagamentos no WhatsApp Business app, facilitando as transações para pequenas empresas, com o registro de cartões de débito e crédito no app por parte dos clientes. Hoje, essa funcionalidade se estende para a Plataforma do WhatsApp Business, permitindo que médias e grandes empresas também recebam pagamentos.
Além disso, foi inserida a opção de pagamentos via PIX de forma mais estruturada, facilitando a inserção da chave pela empresa e registrando o pagamento para o comprador.
"Queremos que pessoas e empresas possam, cada vez mais, resolver o seu dia-a-dia por meio de conversas no WhatsApp, desde tirar dúvidas sobre produtos e serviços, até fazer qualquer tipo de transação que hoje fazemos por meio de sites e aplicativos ou fisicamente. A extensão da funcionalidade de pagamentos para médias e grandes empresas e a integração com o PIX vêm para reduzir a fricção de experiências de compras que já acontecem hoje no WhatsApp", comenta Horn.

Meta Verified

Nesta quinta (6), também foi lançado o Meta Verified para pequenas empresas que usam o aplicativo do WhatsApp Business no Brasil, Índia, Indonésia e Colômbia. O Meta Verified permite a construção da credibilidade junto aos clientes. O Meta Verified é uma aplicação paga.
As empresas com Meta Verified ganham um selo de verificação, proteção contra falsificação de perfil. "Com o Meta Verified, será mais fácil para pequenas empresas construir credibilidade com seus clientes e fortalecer suas marcas de forma que os clientes se sintam mais confiantes ao entrar em contato com o estabelecimento", comenta Mark Zuckerberg.
Guilherme Horn enfatiza a importância da segurança para que empresas possam fazer mais negócios. “ O WhatsApp é referência de confiança para empresas, da mesma forma que o 0800 foi referência no surgimento da internet”, finalizou o executivo.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão