Conexão e engajamento
Como transformar conversas no WhatsApp em negócios reais
Tem um cliente? Um prospect? Um contatinho? Passa dias trocando mensagens no WhatsApp com um cliente, sem conseguir avançar? Fazer a transição da comunicação assíncrona (mensagens que vão e voltam sem ritmo definido) para a síncrona (uma interação em tempo real) no WhatsApp é essencial para fechar negócios mais rapidamente.
Mais do que um simples app de mensagens, o WhatsApp oferece ferramentas poderosas para criar gatilhos de conexão e engajamento.
Para explicar como usar o WhatsApp para vender mais, Leandro Munhoz, CEO e fundador do portal SuperVendedores, e Daniel Mestre, HeadHunter e diretor de treinamentos, compartilharam estratégias valiosas, em encontro da RD Station Marketing, em outubro, que podem transformar sua abordagem.
“Conseguir sair do WhatsApp para a comunicação síncrona vai trazer o jogo para seu campo”, diz Munhoz. Para isso, a primeira dica de Daniel Mestre é entender que “o primeiro convite para a ação é justamente a conexão para buscar a primeira resposta”.
Rapport como técnica para vender mais no WhatsApp
Se você vende, sabe que esse primeiro contato pode ser um grande desafio. Muita gente simplesmente ignora a mensagem. E muita gente sequer viu você na vida. E é aí que é preciso utilizar técnicas que visam estabelecer uma conexão e confiança com quem está do outro da tela. Uma dessas técnicas é o Rapport para WhatsApp.
O Rapport é uma técnica que pratica a empatia e paciência: utiliza linguagem corporal, visual e espelhamento de movimentos e elementos da linguagem do interlocutor. Como fazer isso com uma tela e um aplicativo de mensagens?
Bom, em primeiro lugar, você não precisa estar vendo seu contato para ser empático, nem para utilizar uma linguagem atrativa e cordial. Simplesmente use uma linguagem cordial e adaptada ao estilo do cliente. Nada de palavras rebuscadas se você quer vender mais pelo WhatsApp.
E acredite: o uso de emojis pode ser muito bom por explorar essa cordialidade e simpatia, segundo Leandro Munhoz. 🧐 Só não vale exagerar com mil corações. ❤️❤️❤️❤️
Conquistar a confiança também é outro desafio de vendas apontada pelo Rapport. No WhatsApp, isso pode ser conquistado, segundo Mestre, pelo capricho em responder mensagens.
Ele explica que, quando o cliente manda mais de uma mensagem, o simples fato de “arrastar para o lado”, mostrando a qual pergunta está respondendo, ajuda a manter a evoluir na comunicação. Afinal, responder mensagens de forma atenta e personalizada é uma maneira poderosa de construir confiança.
Vídeos e áudios em vendas pelo WhatsApp
Nada substitui uma comunicação autêntica. E o WhatsApp oferece recursos simples, mas eficazes para isso.
O envio de áudios pode ser esta forma de comunicação, mas com um grande cuidado. “Somente quanto o cliente mandar antes”, ensina Mestre. Afinal, quem nunca recebeu um áudio em momento inapropriado?
Ser autêntico é outro elemento do Rapport que pode ser explorado no WhatsApp. Então, se você é um pouco tímido pode achar estranha a próxima dica. Mas o Leandro tem um bom insight para inspirar autenticidade:
“Sabe o videozinho redondo do WhatsApp? Ele pode ser um meio de fazer o cliente responder”.
“Se eu tenho mensagens específicas, eu avanço. E tento menos por conversa furada”, brinca Daniel.
Grupos exclusivos e listas de transmissões geram comunidades de valor
Depois de estabelecer um contato inicial, você pode reforçar o relacionamento com o cliente por meio de grupos exclusivos ou listas de transmissão. Mas, por favor, não faça isso sem consentimento.
Como ensinou João Paulo Borges, mais conhecido como JP do Whats, também no encontro, são nesses canais que será possível enviar áudios, textos, fotos e outros elementos com mais liberdade. A chave aqui, ensina o especialista, é a organização de contatos e o estilo de comunicação.
Inclusive, em grupos, há oportunidade de promover lançamentos, realizar enquetes e mensagens chamando o cliente para uma conversa individual. “Existem lojas que abrem os grupos em horários específicos para pedidos”, diz JP do Whats.
Como construir sua marca neste mundo?
Independente fazer a gestão de uma marca empresarial ou pessoal, se você quer ser lembrado com frequência tem algo que você precisa fazer: construir um ritual.
E aqui não estamos falando daquela rotina de publicar insanamente ou disparar Whatsapps seguidamente. Significa gerir conteúdo relevante para um público-alvo (ou seja, direcionar seu conteúdo).
“As regras do marketing mudam o tempo todo. Por isso, é melhor construir rituais com as pessoas. Oferecer algo de valor nessa troca”. A dica é da consultora Batriz Guarezi, fundadora da consultoria Bits to Brands.
Em outras palavras, segundo a especialista, basicamente é praticar a consistência no mundo digital. “Você precisa ter seu próprio fuso-horário, e não utilizar o fuso-horário dos outros”, afirma, dando a dica de que o uso de estudos de postagens em horários específicos em redes sociais, por exemplo, pode até ajudar, mas não devem ser uma regra.
Por que a comunicação síncrona é essencial?
Conversas em tempo real, como reuniões por vídeo ou telefonemas, aumentam significativamente a chance de conversão.
Leandro Munhoz reforça: “O jogo muda quando a comunicação flui de forma direta. Depois disso, retomar o contato no WhatsApp se torna muito mais natural.”
Com essas dicas, você poderá explorar todo o potencial do WhatsApp, tornando-o uma ferramenta indispensável para fechar negócios e fortalecer relacionamentos. Agora, a bola está com você para sair da comunicação assíncrona para a síncrona.