Thumbnail

A Agência Curitiba investe continuamente no desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da qualificação de talentos na cidade. Crédito: José Fernando Ogura/SMCS.

Vale do Pinhão

Agência Curitiba completa 16 anos promovendo a inovação e o empreendedorismo

GazzConecta
14/12/2023 15:36
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação comemora, nesta quinta-feira (14), 16 anos de atuação na cidade com iniciativas para atrair novos negócios para Curitiba e investindo continuamente no desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da qualificação de talentos na cidade. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
A Agência é responsável pela articulação de ações de integração entre os atores do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade, lançado em 2017.
“A Agência leva, hoje, ‘inovação’ e ‘desenvolvimento’ em seu nome e esses dois substantivos fazem parte da nossa missão: contribuir para tornar Curitiba uma cidade cada vez mais inteligente, humana e sustentável, promovendo seu desenvolvimento socioeconômico”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
No início de dezembro, a Agência Curitiba concluiu seu Planejamento Estratégico, estabelecendo metas para os próximos cinco anos. Também liderou a formação de uma nova governança para o Vale do Pinhão, com apoio do Sebrae-PR, para a criação das Redes de Inovação de Talento, Capital e Ambientes, com 70 instituições.
No ano em que completa 16 anos, a Agência também lançou, com a Prefeitura, novos projetos para a cidade, entre eles:

    Histórico

    Criada em 14 de dezembro de 2007 com programas de empreendedorismo, a Agência Curitiba acompanhou as tendências mundiais e, desde 2017, evoluiu para a promoção da inovação e de iniciativas de smart city em Curitiba, com a criação do ecossistema do Vale do Pinhão.
    A Agência Curitiba promove o desenvolvimento sustentável de empreendedores e das atividades econômicas da cidade, incentiva empresas e instituições de base tecnológica a investirem na cidade e integra ações de melhoria dos serviços públicos ao curitibano, mostrando que a capital está pronta para os desafios do futuro.

    Cidade premiada

    A Agência Curitiba tem participação ativa nas inscrições de Curitiba para premiações que destaquem a cidade como smart city (cidade inteligente), com resultados expressivos, com a conquista de vários títulos e reconhecimentos nacionais.
    Em novembro, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo de 2023, com a conquista do World Smart City Awards, na categoria Cidades.
    Também neste ano, a cidade foi condecorada com outros 17 prêmios nacionais e internacionais como cidade inteligente, inovadora e sustentável. Entre eles:

      Impulso ao empreendedorismo

      Responsável pela política de empreendedorismo e inovação do município, a Agência Curitiba tem ações e programas de apoio a quem deseja empreender e investir nos seus empreendimentos, desde os pequenos negócios até grandes startups.
      Entre os programas estão o Bom Negócio, os coworkings públicos Worktiba, nove Espaços Empreendedor, as formações do 1º Empregotech e o Programa Empreendedora Curitibana.
      Entre as iniciativas de legislação para inovação na cidade que tiveram participação da Agência, estão a Lei da Inovação, o Alvará Digital, o Decreto do 5G , que modernizou as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, e o relançamento do Tecnoparque, que favorecem a performance econômica das empresas de base tecnológica instaladas na cidade.

      Desenvolvimento e integração

      Favorecendo o desenvolvimento, integração e capacitação no Vale do Pinhão, a Agência Curitiba promove os encontros mensais como o Paiol Digital , Business Round e o Conexões Vale do Pinhão. Além disso, estende suas ações 28 municípios da Grande Curitiba.
      Para atrair investimentos em tecnologia para a região Sul do país, Curitiba uniu-se a Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul no programa TechRoad.

      E vem aí o GazzSummit

      O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
      O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

      Enquete

      As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

      Newsletter

      Receba todas as melhores matérias em primeira mão