Tendências
36% das PMEs vão apostar em inteligência artificial em 2024 indica estudo da Nuvemshop
Para manter as vendas aquecidas e ampliar o sucesso no ambiente digital, muitos empreendedores desejam apostar em novas ferramentas neste ano. Cerca de 36% querem começar a usar inteligência artificial e quase 37% pretendem implementar vídeos dos produtos na loja virtual, a fim de melhorar a conversão de vendas.
Atendimento digital e chatbots (conversational commerce) também são destaque (30%). Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
"As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores. Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica. Neste ano, a Nuvemshop continuará apoiando os empreendedores por meio de treinamentos, workshops e ferramentas para auxiliar esse processo”, comenta Luiz Natal, gerente de plataforma da Nuvemshop, em nota.
Ainda sobre os planos para 2024, o estudo indica que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais. 51% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 29% desejam expandir seu portfólio de produtos; e 28% querem ampliar canais de venda online.
Sobre os desafios e aprendizados para a gestão do negócio referente ao ano passado, 44% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada. Conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (29%) e a falta de tempo para administrar todo o negócio (25%) também foram desafios destacados por eles. Além disso, quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas diretamente no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (38%) e o alto custo de frete (21%) são os principais impasses, seguidos por dificuldade para precificar (13%) e carrinhos abandonados (12%).
Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022, segundo dados do estudo NuvemCommerce 2024.
E vem aí o GazzSummit
O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.