Thumbnail

Todos os líderes possuem um modelo próprio para influenciar pessoas para atingir aos resultados.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Liderança

Influenciar na mudança de comportamentos dos liderados é a habilidade mais importante para os líderes na atualidade

26/07/2023 17:38
Como forma de atualização, tenho por hábito fazer a leitura regularmente de algumas revistas internacionais, mais estritamente a Harvard Business Review e a Forbes. Incrível como cresceu o número de reportagens que sinalizam aos líderes deixarem de lado um pouco a estratégia e ampliarem o foco de seu trabalho em como influenciar a mudança do comportamento dos colaboradores.
Em outras palavras, líderes precisam desenvolver suas habilidades e conhecimentos e transformarem-se em verdadeiros peritos no porquê as pessoas fazem o que fazem e da forma como fazem as coisas acontecerem. A liderança, na atualidade, deve ser centrada na influência intencional na mudança de comportamento das pessoas.
Líderes não fazem diretamente aos resultados, eles influenciam suas equipes de colaboradores a agirem de forma a atingir os resultados propostos pela organização. Dessa forma, mudança de comportamentos deve passar a ser o principal trabalho de um líder.
Todos os líderes possuem um modelo próprio para influenciar pessoas para atingir os resultados. Mas quando isso não funciona, é muito mais comum o líder culpar sua equipe do que reavaliar suas próprias habilidades de influenciar o time.
O problema é que a maioria dos líderes não são conscientes do seu modelo de influência de mudança comportamental. Pouco possuem autoconhecimento ou mesmo estofo emocional suficiente para trazer ao consciente as reais motivações das causas dos insucessos e saber trabalhar com isso. Geralmente, racionalizações rasas são feitas, muito mais em busca de justificativas (desculpas) do que por busca de aprendizado que gerem mudanças efetivas e sustentáveis.
É tudo sobre intencionalidade. Líderes devem se propor a desenvolver suas habilidades de aprender a ciência do porquê as pessoas fazem o que fazem. Com essa compreensão, líderes podem ser mais intencionalmente efetivos em ajudar a promover mudança de comportamentos dos colaboradores. Usar a ciência do comportamento humano é o caminho mais provado para ajudar as pessoas na realização dos objetivos organizacionais de forma eficaz.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão