Thumbnail

ADVB/PR

Pesquisa

ADVB divulga resultados da sua sondagem de confiança e expectativa trimestral

31/01/2024 17:19
A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, conduzida trimestralmente pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), apresentou seus resultados referentes ao 3º trimestre de 2023. O levantamento, que busca avaliar a percepção e expectativas de profissionais dessas áreas em relação à economia brasileira, setores econômicos, empresas e negócios, revelou uma perspectiva otimista moderada, mesmo diante da deterioração do cenário macroeconômico.
Segundo o diretor de pesquisa da ADVB/PR, Claudio Shimoyama, a Sondagem contou com 239 respostas, coletadas entre 2 de outubro e 9 de novembro de 2023, e foi realizada com objetivo de acompanhar a percepção de ocupantes de cargos de vendas e marketing em relação ao desempenho da economia brasileira, setores de atuação e empresas.
“A pesquisa tem o propósito de monitorar a percepção de profissionais em relação ao desempenho da economia brasileira, aos setores nos quais estão envolvidos e às organizações nas quais trabalham. Além disso, como um complemento, a sondagem realiza uma análise das expectativas desses dirigentes e ocupantes de cargos nas áreas mencionadas quanto à evolução do faturamento e da verba disponível para ações e planejamento de marketing nos próximos 12 meses”, explica.
Em termos de perfil sociodemográfico, a pesquisa contou com 80,4% dos respondentes que se autodeclararam do gênero masculino, enquanto 81,3% apresentavam 45 anos ou mais. Geograficamente, a amostra refletiu a presença significativa de respondentes de São Paulo (38%) e Paraná (33%).
Quanto à classificação setorial, a maioria dos respondentes estava vinculada a empresas do setor de comércio e serviços (87,2%), seguido por indústria (8,4%) e agronegócio (4,5%). "Observamos a participação de cargos de destaque, como presidência, direção de vendas e direção administrativa, evidenciando a representatividade de líderes estratégicos na pesquisa", conta Shimoyama.

Destaques do 3º trimestre de 2023

Shimoyama explica que, apesar da percepção de piora no cenário macroeconômico, os dirigentes de marketing e vendas mantiveram o otimismo em relação às suas empresas e negócios. "Os resultados mostram a capacidade dos profissionais em manter um olhar positivo, mesmo diante dos desafios econômicos. A confiança nas próprias operações reflete a adaptabilidade e estratégias eficazes adotadas pelas empresas", afirma o diretor.
Em termos de confiança e perspectivas, os resultados consolidados da pesquisa apontam que as condições econômicas experimentadas pelos respondentes em suas empresas e negócios permaneceram praticamente inalteradas no período recente, assim como o desempenho do setor econômico no qual estão inseridos.
“Entretanto, em uma perspectiva mais ampla da economia brasileira, o trimestre foi caracterizado por uma nova deterioração nas condições percebidas pelos líderes de vendas e marketing. No que diz respeito às expectativas, contudo, os respondentes permaneceram relativamente otimistas em relação ao futuro de suas empresas, negócios e setores de atuação, contrastando com uma postura de neutralidade (portanto, relativamente mais cética) em relação aos rumos da economia brasileira no fim de 2023 e início de 2024”, explica.
Sobre o desempenho esperado do faturamento, 65% dos respondentes do 3º trimestre apostavam em crescimento, representando uma revisão para baixo das expectativas registradas no 2º trimestre. Quanto à expectativa de verba para ações de marketing, a maioria demonstrou otimismo, com 53,9% prevendo aumento. "As expectativas em relação às vendas e à verba de marketing refletem a capacidade de adaptação do setor. As empresas estão ajustando suas estratégias para enfrentar os desafios, mantendo o foco no crescimento", afirma o diretor.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão