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João Kepler

João Kepler

João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.

Investimento

Qual o caminho do dinheiro em uma startup?

16/12/2019 20:08
Muito se comenta
no mercado que as startups precisam de captar muito dinheiro de investimento para
crescer. Eu digo, o que as startups precisam principalmente de 3 coisas:
  • Alcançar o break even
  • Atingir o PMF
  • Dinheiro do Cliente
Crescimento é
bom óbvio, mas tem que ter Gestão e Controle e não a qualquer custo. Dinheiro
de investimento precisa ser carimbado para o equilíbrio e crescimento e não
para sustentar o negócio por toda a vida. Nesse sentido, uma startup precisa
ser capaz de se sustentar sem o dinheiro do investidor, se o investimento
chegar, usar também pra crescer, se não chegar, deve ir de forma orgânica
mesmo.
A minha análise
sobre a saúde de uma empresa passa por isso, passa pela fragilidade de dependência
apenas do dinheiro dos acionistas ou de investimento para sobreviver.
Risco é uma coisa e quem investe em startup conhece bem ele, mas a
fragilidade de depender de muita dívida e de oscilações de mercado, é uma linha
muito tênue entre o sucesso e a ruína.
Como exemplos, as
startups famosas wework, UBER, NetFlix e AirBNB são totalmente dependentes do
dinheiro de fundos para sobrevierem. Ou seja, se não continuar captando no
mercado privado (Venture Capital ou Private Equity) ou fazer uma oferta pública
(IPO), entram em colapso financeiro, pois continuam operando com Fluxo de Caixa
negativo gigante.
Para captar
investimento é preciso entender estágios e momentos do negócio e não é ruim
isso, é muito importante para crescer, expandir, exponencial e inclusive para
setar o Valuation, mas a dependência somente disso como condição de
sobrevivência é o que pode destruir o sonho e o negócio. A relação deixa de ser
ganha-ganha para perde-perde! Todos perdem! Os fundadores, os clientes, os
investidores anteriores e o mercado.
Pense Nisso!