Thumbnail

O volume de pagamentos por aproximação cresceu principalmente em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Facilidade nas transações

Volume de pagamentos por aproximação da Mastercard cresce 10 vezes em um ano

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
03/01/2020 13:10
Digitar senha para pagar compra inferior a R$ 50 em breve será prática ultrapassada. A Mastercard anunciou que o volume de pagamentos por aproximação (conhecido como contactless ou em inglês NFC) cresceu 10 vezes de janeiro a novembro do ano passado no país — de 1,4 milhão a 13 milhões de acessos.
“O cartão
não presente (que exige pagamento por smartphones e dispositivos vestíveis) é o
que cresce mais rápido no Brasil. E não tem como não crescer porque, quando o
consumidor paga com a nova tecnologia, não quer mais pagar de outra maneira”,
afirmou João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
De acordo
com Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Cone
Sul, as cidades que lideram o uso de pagamento via NFC são São Paulo, Brasília,
Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. No total, mais de 4.900 municípios
brasileiros registraram ao menos uma transação pela tecnologia. O ticket-médio
das operações, por sua vez, é de R$ 49,43.
“Temos um
acordo com a Via Varejo para substituir os tradicionais carnês da rede por
meios digitais de pagamento, como cartões pré-pagos físicos e não presentes
[dentro do smartphone]. Com isso, o consumidor não precisa mais ir à loja e
pegar fila”, destacou Frossard. Outros parceiros da companhia são McDonald’s e
Raízen.
Aposta da bandeira, o NFC também será expandido para pagamento do transporte público da cidade de São Paulo neste ano que se inicia. Segundo Frossard, o pagamento por aproximação com cartões de crédito, débito e pré-pago será levado a todos os ônibus municipais de São Paulo. “Esperamos que outros modais contem com essa facilidade em algum momento também, incluindo o metrô”, disse.

Plataformacom IA em 2020

Para
2020, a Mastercard prevê o crescimento ainda maior do pagamento por aproximação
e o lançamento de uma nova plataforma customizada para o cliente com
inteligência artificial.
Sem
divulgar nome e data de lançamento da novidade, Ana Paula Lapa, VP de produtos
da Mastercard Brasil e Cone Sul, explicou que o sistema 1:1 vai oferecer
produtos adequados ao perfil de cada consumidor, como seguros e cartões. Tudo
isso por meio de análise dados. “O computador vai ajudar a gente a atender as
pessoas de forma melhor”, definiu a executiva.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão