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Leandro Muniz, da Grafin Partners, compartilha insights de gestão empresarial na nova websérie em parceria com o GazzConecta. Crédito: Valterci Santos/Gazeta do Povo.

Websérie Grafin Partners

É o momento certo para vender sua empresa? Especialista orienta sobre os passos para uma venda estratégica

GazzConecta
04/02/2025 17:57
Com o mercado em constante transformação, a decisão de vender uma empresa exige análise criteriosa e planejamento técnico.
Decidir vender uma empresa é um passo importante e estratégico para muitos empresários. Seja por questões pessoais, familiares ou oportunidades de mercado, especialistas reforçam a necessidade de planejamento e serenidade na tomada de decisão.
Para Leandro Muniz, sócio-fundador da Grafin Partners, empresa líder em fusões e aquisições, uma boa hora para vender um negócio é quando existe o cenário de consolidação do setor. “Quando existem fundos, investidores ou empresas interessadas em aquisições no segmento, o empresário tem maior potencial para alcançar um valor mais competitivo na venda”, explica.
Entre os fatores que motivam empresários a considerar a venda da empresa, estão situações familiares, como a falta de sucessores para dar continuidade ao negócio, e motivos pessoais, como o desejo de dedicar mais tempo à família ou explorar novos projetos. Além disso, a abordagem por fundos de investimento ou empresas interessadas pode levar o proprietário a reavaliar sua vida e iniciar um processo de venda.
A discussão foi o tema central do primeiro episódio da websérie da Grafin Partners, produzida e publicada pelo GazzConecta, plataforma de inovação e live marketing da Pinó. Dividida em três episódios, a websérie também aborda temas como definição do valor da empresa e aumento de competitividade. Os episódios completos estão disponíveis no YouTube do GazzConecta.

Primeiro passo para consolidar a venda de uma empresa

O primeiro passo para empresários que desejam realizar a venda da companhia é realizar um valuation, ou seja, uma avaliação técnica do valor do negócio. Esse cálculo considera o fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e o interesse de potenciais compradores. No entanto, alinhar expectativas é fundamental.
É importante que o empresário compreenda como funciona o processo de venda, pois é uma das decisões mais significativas em sua trajetória profissional
, afirma Muniz.
Outro ponto destacado é que a decisão de vender raramente surge de forma definitiva e imediata. Muitas vezes, trata-se de um processo gradual, que pode levar anos até o empresário alcançar um bom nível de convicção. Durante esse período, contar com a assessoria de especialistas é essencial para garantir que cada etapa do processo seja conduzida com segurança e alinhada aos objetivos do vendedor.
A orientação técnica, combinada com uma análise detalhada do mercado e do potencial do negócio, pode transformar o desafio de vender uma empresa em uma oportunidade de crescimento e inovação, tanto para o vendedor quanto para o comprador. A Grafin Partners é líder em fusões e aquisições, reconhecida pela sua expertise e abordagem consultiva. Sua equipe é guiada por valores fundamentais como humildade, diligência, foco e resiliência. Estes princípios orientam o trabalho, permitindo oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade, apoiando empresários em processos como venda, captação de investidores, renegociação de dívidas, além de criação de valor.