Para os sócios-fundadores da Grafin Partners, o processo de valuation é mais do que calcular um número: é uma oportunidade de preparar a empresa para novos desafios e alcançar o melhor resultado possível em uma negociação. Crédito: Reprodução.
Quanto vale a sua empresa? 4 métodos de valuation para definir o melhor preço
GazzConecta
12/02/2025 09:30
Calcular o valor de uma empresa é uma tarefa complexa que envolve aspectos financeiros, estratégicos e, muitas vezes, emocionais. Para os especialistas Leandro Muniz e Luiz Bessa, sócios-fundadores da Grafin Partners, empresa líder em fusões e aquisições, existem quatro métodos principais para realizar essa avaliação, cada um com características e finalidades específicas.
O primeiro e mais técnico é o fluxo de caixa descontado, que projeta os fluxos de caixa futuros da empresa e os traz para valor presente usando uma taxa de desconto. Em seguida, há a análise de múltiplos, que compara o desempenho financeiro de empresas do mesmo setor. Nesse caso, é comum que o valuation seja expresso como múltiplos do EBITDA ou da receita.
Já o terceiro método, baseado na percepção do proprietário, é considerado arriscado e subjetivo. “Este método é perigoso, pois existem muitos fatores emocionais do próprio acionista avaliando a sua empresa,” afirma Leandro Muniz.
No entanto, o quarto método — o mais relevante na prática — é a avaliação de quanto o mercado está disposto a pagar. Esse valor depende de fatores como interesse de investidores e demanda no setor.
Além de métodos de cálculo, algumas ações podem ajudar a maximizar o valor da empresa, como implementar boas práticas de governança, auditorias e conselhos consultivos, aumentando a confiança de potenciais compradores. O crescimento sustentável, equilibrado com uma boa margem de lucro, também é fundamental para demonstrar a solidez do negócio.
Por fim, manter um controle financeiro rigoroso, com dados bem organizados sobre custos e receitas, é indispensável para garantir precisão no valuation.
Unindo os três componentes de governança, crescimento e geração de caixa, você tem um ótimo quebra-cabeça para focar na maximização de valor da sua empresa
O processo de valuation é mais do que calcular um número: é uma oportunidade de preparar a empresa para novos desafios e alcançar o melhor resultado possível em uma negociação.
Websérie Grafin Partners apresentada pelo GazzConecta
A discussão sobre como definir o valor de uma companhia foi o tema central do segundo episódio da websérie da Grafin Partners, produzida e publicada pelo GazzConecta, plataforma de inovação e live marketing da Pinó. Dividida em três episódios, a websérie também aborda temas como o momento certo para vender uma empresa e potencialização do valuation. Os episódios completos estão disponíveis no YouTube do GazzConecta.
A Grafin Partners é líder em fusões e aquisições, reconhecida pela sua expertise e abordagem consultiva. Sua equipe é guiada por valores fundamentais como humildade, diligência, foco e resiliência. Estes princípios orientam o trabalho, permitindo oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade, apoiando empresários em processos como venda, captação de investidores, renegociação de dívidas, além de criação de valor.