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Como funciona o marketing digital para grandes empresas

GhFly Network

Ghfly: como funciona o marketing digital para grandes empresas

Papo Raiz*
09/09/2022 17:07
Na era da revolução digital, muitas empresas estão buscando novas formas de divulgar os seus serviços e/ou produtos e ainda estar à frente de outras organizações no ambiente online. É nesse momento que entra o marketing digital, trabalhado por agências e profissionais especialistas na área, que buscam o crescimento de uma marca a partir de estratégias que melhorem a comunicação com clientes, agreguem valor e, consequentemente, ofereçam maiores possibilidades de ganhos a um empreendimento.
Para falar mais sobre a importância do marketing digital para as empresas e explicar quais as maneiras para realmente ganhar dinheiro com essa área, o podcast Papo Raiz conversou com o Chief Financial Officer da GhFly Network, Rucelmar Reis, que tem mais de 32 anos de experiência e liderança em diversos setores do empreendedorismo, comunicação e inovação.
Antes de entrar na discussão das ações de marketing digital, que visam alavancar produtos, serviços e até mesmo pessoas na internet, Rucelmar Reis contou um pouco da sua trajetória profissional, que foi marcada por importantes momentos que o fizeram enxergar no ramo da tecnologia e marketing uma oportunidade de revolucionar negócios a partir de processos e soluções certeiras e inovadoras. Ele explicou que ainda muito jovem começou a trabalhar em agências bancárias e foi desenvolvendo um interesse pelas áreas voltadas ao mundo online e, então, passou a usar isso no próprio serviço.
“Comecei a trabalhar com isso no próprio Banco, liderando equipes em todo o processo de transformação da era digital. Após alguns anos, saindo do Banco e já apaixonado por essa área do marketing, e com toda a bagagem financeira e também de tecnologia, eu consegui contribuir muito, principalmente, junto às agências que não tinham noção, por exemplo, de como trabalhar com clientes de grande porte ou clientes que precisavam entender como funcionava a mídia digital naquele momento”, disse o especialista.
Ele explicou que essa busca por agências que soubessem alinhar estratégias de marketing digital ficou ainda mais forte há pouco mais de 10 anos, principalmente, pelo fato de o uso de plataformas online ser algo bastante dinâmico. “Naquela época, os grandes grupos estavam atrás de agências digitais, porque eram só grupos tradicionais que não sabiam lidar com a era digital e precisavam de alguém preparado para trabalhar com isso”, destacou Rucelmar Reis.
Com a experiência adquirida atuando no ramo do marketing digital para os mais diversos clientes, Rucelmar encontrou na GhFly a chance de expandir seus conhecimentos e concretizar o sucesso de outras empresas, a partir de uma cultura organizacional que tem um DNA 100% digital combinando criatividade, inovação e tecnologia.
“Desde o meu processo de chegada na GhGly eu já senti que tinha uma coisa diferente e que não era aquele processo de recrutamento engessado. Vi que era um lugar que dava a possibilidade de conversar com lideranças sem barreiras e sem ter uma hierarquia a ser seguida, então, isso faz com que a gente também seja muito mais transparente com toda a base na entrega de um trabalho”, afirmou o consultor de negócios.
Segundo Rucelmar Reis, hoje, enquanto uma das principais Holdings independentes de marketing digital da América Latina, a GhFly está em busca de empresas e agências de comunicação que complementem as entregas que a equipe já possui junto aos clientes e que trabalhando juntas evoluam nas resoluções de eventuais desafios que venham a surgir na era digital. “Entendemos que somos especialistas no mundo digital e em performance e queremos que empresas que também têm especialidades correlacionadas com as nossas façam parte da nossa equipe, porque precisamos de um portfolio amplo para fazer frente aos grandes grupos que existem por aí”, comentou.
Após falar sobre a metodologia única de trabalho da GhFly e considerando as tendências que surgem frequentemente com o uso da internet, Rucelmar Reis fez alguns apontamentos sobre o funcionamento do processo de monetização que é gerada pela adoção do marketing digital nas mais diferentes corporações.

Como ganhar dinheiro com o marketing digital?

Considerada por muitos especialistas uma das profissões do futuro, o marketing digital cresceu muito nos últimos anos, principalmente, após a pandemia da Covid-19, que mudou os modelos de trabalho de pessoas e empresas. Por ser uma área muito promissora, existem diferentes formas de se ganhar dinheiro com marketing digital, como consultorias, criação de infoprodutos, investir em blogs, aderir ao marketing de conteúdo e empreender através de plataformas que melhoram o posicionamento de marcas.
Segundo Rucelmar, é preciso que quem trabalha com este setor esteja atento às mudanças do mundo digital que acontecem muito rápido, além de desde o início da carreira já definir qual será o tipo de serviço em que vai atuar para, assim, ter um futuro promissor e conseguir gerar uma boa renda. “A quem está começando, eu sugiro focar em uma especialidade e fazer mais com menos para então começar a ser reconhecido”, aconselhou o especialista.

O que dá dinheiro em marketing digital?

Para quem está pensando em investir no setor de marketing digital, Rucelmar Reis afirmou que uma boa ideia é trabalhar com e-commerce que, de acordo com ele, é uma modalidade de negócio que está dando bastante dinheiro atualmente. “Hoje sem dúvidas tudo que diz respeito ao e-commerce está no radar de todo mundo. Os grupos também estão entendendo que a bola da vez é empresa especialista em e-commerce, que é uma coisa gigante e ainda tem muito a ser construído em cima disso”, disse.
O consultor ainda explicou que, apesar do e-commerce ser um setor que está em alta e produzindo bons faturamentos tanto para as empresas que investem em marketing digital quanto para as agências ou especialistas da área, esse modelo de negócio precisa estar bem alinhado à entrega final, pois só assim é possível captar um percentual de lucro que esteja dentro do esperado.
“Hoje é muito complexo você conseguir ganhar dinheiro com marketing digital, se não tiver um controle muito rígido sobre aquilo que está entregando, as horas contratadas e atendendo o cliente de forma eficaz, que não gere retrabalho. Então, você só consegue ter um negócio saudável se tiver uma governança muito bem feita dentro das agências. Não tem mais espaço para o aventureiro, eu vejo algo muito mais focado em controle, em gestão e em entregar aquilo que você prometeu”, destacou Reis.

Quais são os grandes desafios do marketing digital atualmente?

Os gestores de grandes e pequenas corporações e até mesmo profissionais do mundo online convivem, atualmente, com grandes desafios para implementar e trabalhar com marketing digital, que vão além do reajuste salarial de colaboradores que é necessário anualmente e, por isso, é preciso ter cautela na hora de exercer as ações, conforme explicou o CFO da GhFly. Para ele, o maior desafio da área hoje é não invadir a privacidade do cliente final cada vez que se começa a enriquecer o processo de Lead Tracking e compor uma base de dados considerando aquilo que essa pessoa buscou no site que a empresa está disponibilizando.
“É preciso pensar como é que eu consigo ser assertivo naquilo que eu quero propor e atender o consumidor do meu cliente com base no que ele está buscando, sem invadir a privacidade dele. É um mercado que tem muito a evoluir para que a gente respeite isso de dados e privacidade”, ressaltou Rucelmar Reis.
Outro desafio apontado por Reis são as estratégias de multicanais aplicadas ao marketing digital para dar mais visibilidade aos produtos ou serviços de uma organização no ambiente online, considerando o comportamento do público-alvo. “Essa multicanalidade acho que é um desafio também que as agências estão enfrentando e tentando ser especialistas nisso. Uma coisa é você fazer todo o processo de funil de conversão, ficar monitorando desde o primeiro momento de impacto até a venda final do produto e depois mensurar tudo isso. Agora, a partir do momento em que se fala em ponto de venda é algo que dentro do mundo digital, é preciso saber como integrar os canais”, afirmou o especialista.

Como enfrentar as adversidades para ganhar dinheiro com marketing digital?

De acordo com Rucelmar, hoje, para enfrentar os desafios do marketing digital existem especialidades focadas em pensar como é possível unir mundo digital com o mundo físico, para que se consiga ter o mesmo nível de controle e assertividade na venda de um produto ou serviço. “A gente tem a mídia programática em que você consegue acertar alguns parâmetros e o próprio canal de venda consegue ser muito assertivo na entrega”, disse.
Ele finalizou enfatizando que há um certo movimento de consolidação de agências que buscam um preparo a mais, além de condições para poder competir no mercado de marketing digital.
“Eu não vejo alguém assumindo o papel da agência. Cada vez as agências vão ficar menos laboral e ser algo mais estratégico”, concluiu Rucelmar Reis.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

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