Thumbnail

De olho no breakeven, a Neon tem investido em tecnologia para aumentar a lucratividade. Crédito: Divulgação.

De olho no breakeven

Neon cresce 130%, lança novo app e quer se tornar uma bigtech

GazzConecta
09/05/2024 09:33
A Neon está apostando na tecnologia para ampliar sua lucratividade em 2024. No ano passado, a fintech registrou um aumento de faturamento de 130% em relação a 2022. O volume de transações com os cartões da Neon também cresceu 66% em relação ao ano anterior, e as carteiras de cartão de crédito e crédito consignado privado cresceram 211%, e 23%, respectivamente.
De olho no breakeven, a Neon tem investido em tecnologia para atingir este objetivo. A trajetória atual da Neon caminha no sentido de transição de uma fintech para uma bigtech. “Nossa prioridade no momento é investir e desenvolver tecnologia, buscando a solução do nosso principal desafio: estruturar um modelo de negócios sustentável que amplia o crédito de clientes de baixa renda que, em sua maioria, infelizmente, também estão endividados”, afirma Fernando Miranda, copresidente da fintech, em nota.
Para isso, a empresa lançou um novo aplicativo focado em atender as demandas de seu público-alvo, o brasileiro trabalhador e, com isso, aumentar a base de clientes que, hoje, é de cerca de 30 milhões. “Estamos trazendo inovações no novo aplicativo capazes de aumentar substancialmente a geração de vendas cruzadas, por meio da personalização estratégica de ofertas e do desenvolvimento inédito em tecnologia que temos realizado no atual momento da empresa. Apenas em 2023, transacionamos mais de 120 bilhões de reais em Pix e cartões da Neon”, diz Miranda.
O novo aplicativo traz atualizações significativas e mais funcionalidades aos clientes. Exemplo disso é a Lente Neon, que possibilita a leitura de chaves Pix manuscritas, ou seja, a possibilidade de identificar as chaves para transferências apenas posicionando a câmera do celular sobre um documento ou qualquer local com anotações legíveis, como CPFs, CNPJs, e-mails e números de celular. A ferramenta é disponibilizada juntamente às funcionalidades de leitura dos códigos QR e dos boletos, presentes na versão antiga do aplicativo.
“Estamos sempre pensando em formas de gerar impacto e simplificar ‘o corre’ de quem não pode parar. Por isso, o recurso é especialmente benéfico para aquele vendedor autônomo que utiliza plaquinhas de Pix feitas com papel e caneta, por exemplo, contribuindo com o aumento da eficiência e fluidez no dia a dia de trabalho” afirma Miranda. Outra novidade é o atalho Pix Cash na página de login, facilitando mais ainda a vida do autônomo. O recurso permite receber PIX da área não logada de forma simples e rápida.
O novo app prevê ainda a integração gradativa da cartela de produtos e serviços da Neon oferecidos por meio de suas empresas adquiridas: MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc. Ou seja, em breve, os clientes da fintech terão acesso, em um único lugar, a todas as operações financeiras disponibilizadas pela instituição.
“O novo app foi pensado e desenvolvido para atender as necessidades do nosso público, composto principalmente pelos brasileiros de menor renda que, muitas das vezes, infelizmente ainda são prejudicados pela falta de proficiência digital. Por isso, criamos uma solução robusta que se apresenta de forma descomplicada e inclusiva, para garantir que todos possam utilizar os nossos serviços independentemente do seu nível de conhecimento tecnológico”, avalia o copresidente.
“A tecnologia bem feita não apenas melhora a experiência dos clientes, mas também reduz o próprio custo de servir”, diz o executivo.

Crédito facilitado pelo CDB

Uma das soluções financeiras que também caiu nas graças do público da Neon foi o Viracrédito. O produto, lançado no ano passado, consiste na aprovação imediata de limite no cartão de crédito a partir do momento em que o cliente realiza um investimento no CDB da empresa. O valor do crédito concedido é pelo menos igual ao da quantidade de dinheiro investida.
A fintech ainda garante o melhor rendimento nacional da categoria, de 150% do CDI (oferta promocional até 03/05). Hoje, a Neon conta com 1,5 milhão de investidores em seu CDB e a parcela de clientes que aplicaram dinheiro por meio do Viracrédito já representa 60% do total e esse número vem crescendo.
“No primeiro ano de implementação do Viracrédito, alcançamos mais de 1,05 milhão de novos investidores e, apenas no primeiro trimestre de 2024, mais de 276 mil decidiram se beneficiar da iniciativa”, reforça o copresidente. “Queremos mais que aumentar o acesso ao crédito, buscamos promover também o uso consciente do dinheiro para quem possui qualquer tipo de renda, formal ou informal”, completa o executivo.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão