Thumbnail

Fundadores de todas as startups selecionadas para a primeira edição do programa AI Academy do Google for Startups. Crédito: Divulgação.

Primeiro país a receber o programa

Google for Startups anuncia programa AI Academy para startups brasileiras

GazzConecta
29/04/2024 15:44
O Google for Startups anunciou nesta segunda-feira (29) o lançamento do AI Academy, programa de aceleração projetado para capacitar startups brasileiras que desenvolvem soluções com inteligência artificial (IA). O Brasil é o primeiro país a receber essa iniciativa.
Também foi divulgada a lista das dez primeiras startups que serão aceleradas nesta primeira edição do programa, todas elas rodando suas infraestruturas de TI na nuvem do Google. São elas: Advolve (SP), Beep Saúde (SP), Biti9 (RJ), Creators (SC), Easy B2B (SP), Merama (SP), Nama (MG), Rocketmat (SP), Tributei (AP) e Twiggy (SP).
Com duração de 10 semanas, o AI Academy irá fornecer às startups ferramentas e  mentorias personalizadas voltadas para os negócios de cada uma das empresas selecionadas. O programa tem foco na computação em nuvem e irá trazer trilhas de aprendizagem e laboratórios para apresentar o Google Cloud, além de abordar temas como modernização de apps, segurança, IA  e aprendizado de máquina (machine learning).
A iniciativa está em acordo com um dos objetivos de atuação global do Google Cloud, que é apoiar a inovação das startups, auxiliando-as, inclusive, na adoção da IA generativa. Prova disso está no fato de que, atualmente, mais de 60% das startups de IA generativa que já receberam financiamento e quase 90% dos unicórnios de IA generativa são clientes do Google Cloud.
“Sabemos que a inteligência artificial está transformando o mundo dos negócios. Por isso, o AI Academy terá um papel importante para ajudar a equipar as startups brasileiras com ferramentas e conhecimentos que potencializam suas soluções de acordo com as necessidades de cada startup, promovendo inovação e competitividade no cenário global", destaca André Barrence, head do Google for Startups para a América Latina, em nota.

Acelerando a inovação com IA

Com o AI Academy, o Google for Startups busca impulsionar e promover  o desenvolvimento de aplicações com  IA nas startups brasileiras, criando um impacto positivo de longo prazo no mercado. A ideia é não só aumentar a capacidade das startups de incorporar tecnologias avançadas em suas operações, mas também colocar o Brasil na rota da inovação em IA.
A primeira edição do AI Academy teve início no dia 23 de abril e segue até o 25 de junho. As sessões técnicas serão realizadas online, enquanto as sessões de abertura e encerramento acontecerão presencialmente em São Paulo, no Google for Startups Campus. Este formato híbrido deve oferecer flexibilidade e maximizar o aprendizado e a colaboração entre as startups participantes.
Além de mentorias e acesso a especialistas do Google, o programa oferece uma plataforma para networking, permitindo que as startups interajam entre si e com a rede alumni do Google for Startups, abrindo portas para futuras colaborações e oportunidades de crescimento.

Startups selecionadas

As startups selecionadas para participar da primeira edição do AI Academy são:
Advolve: startup que está construindo uma plataforma que automatiza todos os processos de anúncios digitais, dos criativos à veiculação em todas as plataformas, tudo via modelos de IA e machine learning especializados em entregar o melhor retorno sob investimento em anúncios.
Beep Saúde: startup que está propondo uma nova  forma para as pessoas acessarem serviços de saúde, oferecendo opções de coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas em domicílio.
Biti9: startup que oferece soluções de automações robóticas de processos (RPA) por meio da IA, para que grandes empresas de diversos setores possam automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo para que os colaboradores se concentrem em projetos mais estratégicos e de alto valor.
Creators: startup que procura potencializar a presença digital de marcas e criadores  com  uma solução completa para campanhas de marketing de influência e programas de aceleração, desde curadoria até análise de dados em tempo real.
Easy B2B: startup que facilita o processo de compra entre empresas, criando marketplaces em 72 horas, ganhando eficiência por meio de catálogos baseados em inteligência artificial e simplificando os processos de compras B2B.
Merama: holding de marcas digitais na América Latina que atua em diversas categorias de produtos para acelerar o crescimento e a lucratividade por meio de investimentos em capital de giro, desenvolvimento de produtos e tecnologia proprietária.
Nama: startup que facilita o acesso ao conhecimento empresarial para equipes internas e clientes. Sua plataforma de IA e tecnologias proprietárias de busca semântica e RAG – Geração Aumentada de Recuperação (Retrieval-Augmented Generation), uma forma de ampliar modelos de linguagens (LLMs) – permitem a recuperação automatizada de informações e a gestão de consultas em grandes bases de conhecimento, aumentando a produtividade e a satisfação do cliente.
Rocketmat: startup especializada em soluções de IA para a contratação e gestão de recursos humanos, usando algoritmos proprietários capazes de processar informações e propor decisões assertivas para a aquisição de novos talentos.
Tributei: startup que utiliza IA para monitorar mudanças na legislação tributária e automatiza processos de cálculo e pagamentos de guias do ICMS, ajudando empresas que lidam com esse imposto a aumentar produtividade, reduzir custos e eliminar erros.
Twiggy: startup de moda impulsionada por IA que permite que usuários possam capturar imagens de roupas para descobrir opções similares, integrando-se perfeitamente ao ecossistema digital das marcas parceiras.

Outras Iniciativas

Como parte do compromisso de fomentar mais casos de uso de inteligência artificial no Brasil, o Google for Startups está com inscrições abertas para duas outras iniciativas 100% gratuitas e abertas para todos os interessados:
  • Startup School: GenAI, treinamento virtual imersivo de quatro semanas projetado para ajudar startups a transformar seus negócios usando os produtos e soluções de IA generativa conversacional mais recentes do Google Cloud. O Startup School será em inglês e acontecerá entre 21 de maio e 13 de junho, com sessões transmitidas em dois horários diferentes, para que startups do mundo todo possam participar. Inscrições neste link;
  • Imersão IA, em parceria com a Alura, um curso online de cinco aulas desenhadas para ajudar profissionais de tecnologia de todos os níveis a dominar as ferramentas de IA do Google, como Gemini e Google AI Studio. As inscrições estão abertas até 5 de maio com o curso ocorrendo entre os dias 6 e 10 de maio.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão