Inteligência Artificial
Google apresenta novidades de IA com o Gemini 2.0
Com novas atualizações, o Google está tornando a Inteligência Artificial (IA) mais útil e acessível para os usuários. O Gemini 2.0 lidera esse esforço, como o modelo mais recente e avançado da empresa até agora, projetado para a era dos agentes de IA. Com novos avanços em multimodalidade, ele vai permitir construir novos agentes de IA que podem pensar vários passos à frente, lembrar e tomar ações com a orientação dos usuários.
Com base no sucesso do Gemini 1.0 - lançado há um ano - o novo modelo vai ainda mais longe e traz desempenho aprimorado e novas capacidades, como geração nativa de imagens e áudio multilíngue, e uso nativo de ferramentas inteligentes - acessando diretamente produtos do Google como a Busca ou até mesmo executando código. Essas capacidades permitem construir agentes que podem pensar, lembrar, planejar e até mesmo agir em seu nome e sob sua orientação.
O Gemini 2.0 vai alimentar novas experiências de IA em todos os produtos do Google, tornando-os mais úteis e intuitivos para todos. Confira essa e outras atualizações apresentadas pela companhia:
Atualizações apresentadas pelo Google
- Gemini 2.0 Flash: Esta é a primeira versão experimental dos modelos 2.0 que podem criar ou editar imagens ou gerar texto em diferentes estilos. Estará disponível para usuários do Gemini Advanced e desenvolvedores no Al Studio e Vertex Al.
- Projeto Astra: Anunciamos atualizações sobre nosso protótipo de pesquisa do que pode ser um assistente universal de IA. Potencializado pelo Gemini 2.0, o Astra combina imagens, vídeos e voz em uma linha do tempo de eventos para conversas mais naturais e uma recuperação eficiente de informações.
- Projeto Mariner: Apresentamos um novo protótipo de pesquisa inicial construído com o Gemini 2.0, o Mariner reimagina como as pessoas interagem com a web. Combina as capacidades de compreensão multimodal do Gemini com a interação web para automatizar tarefas e agir em seu nome.
- Projeto Jules: Também estamos explorando agentes de IA que podem apoiar mais diretamente os desenvolvedores. O Jules é um agente de código experimental alimentado por IA ao qual você pode delegar tarefas, como resolver bugs e desafios de codificação, disponível para um seleto grupo de pessoas.
- Deep Research: Trata-se de uma nova capacidade para usuários do Gemini Advanced que utilizam a IA para explorar tópicos complexos, fornecendo resultados em um relatório completo.
- Novos recursos alimentados por IA para Android que melhoram a acessibilidade, a criatividade e a produtividade. Essas inovações incluem descrições de imagens mais detalhadas, anotações inteligentes, transferência de arquivos sem problemas via códigos QR e capacidades aprimoradas de digitalização de documentos.
Mais informações sobre os novos recursos estão dispoíveis no Blog do Google Brasil.