Thumbnail

Uma dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel é conhecido por trazer novas tecnologias e tendências do setor. Crédito: Jeferson Provideo.

Show Rural Coopavel

Cão-robô, sensores sem fio e discussões sobre o futuro nas cooperativas: confira alguns dos destaques do terceiro dia do Show Rural Coopavel

GazzConecta
07/02/2024 17:44
O Espaço Impulso, hub de inovação integrado ao complexo do Show Rural Coopavel, que acontece até sexta-feira (9) em Cascavel (PR), tem trazido novidades tecnológicas durante a 36ª edição do evento. Parceiro do espaço de inovação ao lado da Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) trouxe para a feira o Spot, um cão-robô que tem sido atração para os visitantes. 
O Spot é equipado com inteligência artificial, conectividade 5G, câmeras e microfones. Na Usina Hidrelétrica de Itaipu e na Petrobras, ele está sendo utilizado para a inspeção de infraestruturas críticas que podem representar um risco para colaboradores. 
De acordo com o engenheiro Heber Miguel dos Santos, o Spot realiza inspeções detalhadas usando imagens, imagens térmicas e sensores. “Além disso, a versão com braço robótico tem a capacidade de executar algumas tarefas práticas, como fechar válvulas, habilitar ou desabilitar equipamentos e até mesmo manipular objetos. No entanto, seu foco principal ainda é a inspeção crítica dos ambientes, desde detectar rachaduras até monitorar sensores e a temperatura de trabalho”, diz.
No Espaço Impulso, o Spot está demonstrando suas habilidades e como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes industriais e de infraestrutura. Santos também destaca que o cão-robô pode ter grande potencial no agro no futuro.
O projeto do Spot faz parte de um convênio financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Conectividade via satélite

Outro destaque do Espaço Impulso nesta edição do Show Rural é a parceria entre a scale up brasileira Radek Systems, líder em sensores sem fio, e a britânica Lacuna Space, conhecida por suas inovações em conectividade espacial. Juntas, as duas empresas estão sedimentando o progresso da agricultura inteligente e conectividade global, buscando transformar a maneira como ela é percebida e praticada. 
A parceria permite que, por meio de uma rede de comunicação via satélite dedicada a dispositivos IoT, os agricultores tenham a capacidade de monitorar e gerenciar suas operações com eficiência, independentemente de sua localização geográfica. Desta forma, pretendem impulsionar a eficiência agrícola, melhorar a conectividade rural e maximizar a tomada de decisão baseada em dados.

Futuro nas cooperativas

O Show Rural Coopavel também é palco do Fórum de Inovação das Cooperativas que trouxe como um dos destaques a futurista portuguesa, Beia Carvalho, para palestra nesta quarta-feira (7). Bia compartilhou insights sobre como as cooperativas podem abraçar a inteligência artificial e outras inovações emergentes para impulsionar a sustentabilidade e a eficiência nos negócios.
Jaffer Vinícius Besen, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), braço Educacional do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), ressalta a importância de preparar os colaboradores para as mudanças que estão por vir. “Os colaboradores das cooperativas têm que estar preparados para absorver o que a IA traz para que isso reverta numa melhor produtividade, na melhor qualidade do serviço, em atividades mais ágeis e desburocratizadas. Entendemos que esse link tem uma relação muito grande com o futuro e com as próximas ações que vão acontecer”, diz.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão