Thumbnail

Entre os temas abordados pelo levantamento, realizado pela PM3 em parceria com a Bain & Company, estão o aumento salarial e a diminuição do trabalho remoto. O estudo está disponível para download. Crédito: Freepik.

Patrocinado

PM3

Salários de Product Managers ultrapassam os R$ 13 mil no Brasil, revela pesquisa da PM3

GazzConecta
21/11/2023 09:21
A PM3, escola referência em Produtos e Negócios Digitais no Brasil, em parceria com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios, desenvolveu um material que mapeia o mercado de trabalho de dados no país.
O "Panorama do Mercado de Produto no Brasil" tem como intuito ir além da pesquisa e ser um guia para empresas de Produtos Digitais. “Esse é um mercado ainda novo no Brasil. Resolvemos começar essa pesquisa há quatro anos, para acompanhar essa evolução. Então a ideia é realmente conseguir comparar com os outros anos e ver o que melhorou, o que piorou, o que tem de novidade e o que tem de desafios novos”, explica Marcell Almeida, CEO da PM3. 
O material traz assuntos como remuneração por recorte (gênero, região, cargo), o papel da área de Produto nas empresas, a autonomia dos times e seus principais desafios.
Dentre alguns dos diversos insights relevantes da pesquisa está o aumento salarial acima da inflação. Para Product Managers, de 2022 para 2023, o salário médio estimado aumentou aproximadamente 5,86% (do valor inicial de R$12.449,60 em 2020 para R$13.179,05 em 2023).
Quando comparado este aumento salarial com a inflação acumulada pelo IPCA de 4,61% no mesmo período, é possível inferir que a evolução do salário médio geral da área, em 2023, superou o índice inflacionário, com uma valorização salarial de 8,1%. Ainda dentro do tema salário, a pesquisa mostrou uma diminuição na disparidade de salários por gênero, que em 2022 era de 21%, mas neste ano reduziu para 16,18%.
Outro destaque é a diminuição do trabalho remoto, apesar de ainda seguir predominante. Em 2022, esse regime de trabalho representava 70,8%. Já neste ano, houve uma redução para 61,97%. A tendência de volta para um formato híbrido se confirma com aumento dessa modalidade para 32,21%, que anteriormente somava  24,4% dos respondentes.
Um dado novo no panorama em relação aos outros anos, são as empresas mais admiradas na área de produtos. A pesquisa mostrou que a Nubank lidera com folga, sendo destacada 647 vezes. Ifood e Google vêm logo atrás, com 305 e 226 menções. As gigantes globais como Spotify, Apple, Amazon, Airbnb e Netflix também são celebradas.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

A produção da pesquisa

Todo o processo começou em junho de 2023. “A coleta das respostas durou quatro semanas e tivemos respostas de quase todos os estados do país”, explica Priscila Chagas, Expert Consultant na Bain & Company.
Para criar o relatório, foram mais de 2,1 mil respondentes, proporcionando conseguir um autêntico raio-x da área. Segundo Priscila, o maior desafio foi conseguir uma diversidade de públicos. “Nós tínhamos perguntas muito relacionadas à diversidade, por exemplo, diversidade de raça, de etnia, de gênero, e trazer a amostragem desses públicos foi realmente um desafio para a gente”. A amostra reflete a visão de variados papéis de produto em diferentes empresas, bem como diferentes perfis de experiência profissional. 
“Outro desafio é conseguirmos pensar em perguntas que as respostas vão nos trazer um insight no mercado. Isso é bem difícil de conseguir. Então a gente tem que planejar muito bem as perguntas para não desperdiçarmos dados e a experiência de outros três anos, ajudou nisso”, explica Marcell. 
Segundo ele, todos os insights são essenciais para conseguir ver a tendência do setor e antecipar alguns movimentos. Além de poder compartilhar com as outras empresas para que todos se beneficiem, favorecendo a expansão do mercado.
“No Brasil, esse é o único panorama com esse tamanho. No exterior tem algumas, mas elas não abordam o Brasil. Por isso, nos dedicamos há quatro anos e seguiremos anualmente fazendo essa análise”, finaliza Marcell. 

Conheça a PM3

Escola referência e especializada na educação em negócios e produtos digitais no país, a PM3 foi fundada em 2018 e tem gerado impacto positivo na comunidade de Produtos e Negócios digitais no Brasil ao desenvolver cursos com conteúdos aprofundados e com muita prática, que ensinam como conectar as necessidades do negócio com a dos usuários.
Saiba mais aqui.