Thumbnail

Os ambientes que promovem a inovação são lugares que precisam estimular a gestão do conhecimento, a criação de novos produtos e serviços, e dar suporte a todos os atores do ecossistema. Crédito: Freepik.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Ambientes de inovação

Entre tijolos, cimento e pessoas

18/03/2024 16:52
Nos últimos dias, vimos novos espaços de inovação sendo inaugurados em Curitiba. O Pinhão Hub, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; e a Fábrica de Ideias, do Governo do Estado, que ocupará um espaço privado na Rua Engenheiro Rebouças. Muito legal ver a cidade materializando no ambiente urbano o que o ecossistema de inovação tem consolidado com conexões, cultura e negócios. E é assim que tem que ser.
Tenho rodado por vários ecossistemas de inovação com maturidade e estruturação diferentes e a vontade de ter ambientes físicos promotores de inovação é unânime. Sejam hubs, incubadoras, aceleradoras a até parques tecnológicos para, a partir deles, desenvolver os atores e apoiar suas necessidades. Mas tenho a certeza que tijolo, cimento e paredes coloridas não resolvem a consolidação de um ecossistema.
Os ambientes que promovem a inovação são espaços abertos ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação. São lugares que precisam estimular a gestão do conhecimento, a criação de novos produtos e serviços, e dar suporte a todos os atores do ecossistema. O sucesso desses ambientes está diretamente ligado à estrutura e à conexão que os atores do ecossistema de inovação possuem. Ao planejamento e direcionamento dos setores de acordo com as particularidades de cada lugar. A quanto esses setores estão engajados e alinhados.
As instituições de ensino participando ativamente e promovendo ações concretas para a geração de talentos; o setor público alinhado com essas necessidades, atualizando legislações e incentivos que facilitem e suportem empreendedores no crescimento de seus negócios; e o setor privado, investindo e se tornando competitivo em um mercado veloz e global. Essa relação se constrói ao longo do tempo e, passo a passo, aumenta a maturidade não só dos atores, mas do ambiente e propõe estratégias de longo prazo, entre elas, os ambientes de inovação.
Por isso é muito legal ver prédios (tijolos e cimento) serem inaugurados como consequência da construção do ecossistema (pessoas e culturas). O ambiente físico potencializando as ações dos empreendedores, instituições e da cidade como um todo.
Espaços abertos ao novo, ao crescimento, para todos. Um grande viva à construção e consolidação de ecossistemas de inovação que são, sem dúvida, propulsores da inovação, do desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.