Thumbnail

A mídia offline ainda desempenha um papel fundamental nas estratégias de comunicação empresarial.

João Godoy*

João Godoy*

Diretor da agência Conelly Master Media.

Estratégias de comunicação

Mídia offline: ainda vale investir nessa estratégia?

15/09/2023 18:45
Em um mundo digital, as mídias offline oferecem a oportunidade de fortalecimento de marca e devem ser usadas de forma integrada e estratégica.
Com o avanço exponencial da internet e das redes sociais, as estratégias de comunicação ficam cada dia mais complexas, gerando dúvidas em muitas empresas sobre a efetividade de cada canal de comunicação. Porém, é importante lembrar que as mídias, on e offline, têm um potencial e um papel agregador quando utilizadas da forma correta. Ambas possuem alguns benefícios exclusivos que não devem ser negligenciados.
Embora a mídia online tenha se tornado uma ferramenta indispensável para alcançar o público em massa, em ações de venda direta, por exemplo, a mídia offline oferece canais e uma forma de conexão com o público que fortalece a marca, algo fundamental para estabelecer uma presença sólida e duradoura no mercado. A mídia offline ainda desempenha um papel fundamental nas estratégias de comunicação empresarial, pois oferece a oportunidade de criar conexões com o público-alvo, transmitindo mensagens de força e solidez de forma impactante, cativante e fortalecendo a marca de forma memorável, certamente ela é uma estratégia que deve ser olhada com muita atenção.
Ao utilizar mídias offline de forma estratégica e integrada, as empresas podem explorar elementos visuais, sonoros e sensoriais para criar uma experiência envolvente com o público, que tiram a comunicação do que chama de “limbo digital”. A abordagem permite que a mensagem da marca seja transmitida de maneira mais emocional e duradoura, reforçando também a identidade visual da empresa por meio de elementos gráficos distintos. Além disso, a mídia offline pode ser direcionada para públicos específicos, por exemplo, por meio de mídia OOH (Out Of Home), revistas especializadas ou comerciais em programas de TV e rádio, direcionando aquela campanha ao nicho de mercado desejado, fortalecendo a marca anunciada.

Mídias online como canais de vendas

No entanto, é igualmente essencial aproveitar o poder das mídias online como um canal de venda eficaz e socialização, já que com o aumento do comércio eletrônico e a adoção generalizada da internet, as empresas têm a oportunidade de alcançar um público global e aumentar suas vendas por meio de plataformas online. Sites corporativos, lojas virtuais, redes sociais e marketplaces oferecem uma ampla gama de possibilidades para as empresas interagirem com os clientes, promover produtos ou serviços e fecharem negócios, sendo um canal fundamental para estratégias de comunicação e vendas.
O uso de mídias online como canal de venda, socialização e interação, permite que as empresas se aproximem do seu público e atinjam um universo mais amplo e diversificado, alcancem clientes em potencial que estão ativamente buscando produtos ou serviços e proporcionam uma experiência de compra conveniente e personalizada. Estratégias como o marketing de conteúdo, o uso de anúncios segmentados e o engajamento nas redes sociais ajudam as empresas a impulsionar o tráfego para seus sites e aumentar as conversões. Devemos pensar de forma estratégica, usando o potencial de cada mídia (on e off) de formas integrada.

Integração entre canais

A integração das estratégias de comunicação online e offline é essencial para obter resultados sólidos. As mídias offline desempenham um papel crucial no fortalecimento da marca, enquanto as mídias online oferecem oportunidades de alcance e vendas ampliadas. A combinação inteligente dessas duas abordagens é essencial para alcançar resultados sólidos e sustentáveis no cenário empresarial. Além disso, o público atual está cada vez mais conectado e busca interações dinâmicas e imediatas com as marcas, sendo que, para alcançar esse público, é crucial que as empresas desenvolvam uma abordagem omnicanal, combinando os benefícios da mídia offline com a agilidade e alcance da mídia online.
Dicas para estratégias de comunicação com integração de mídias:
    *João Godoy é diretor da agência Conelly Master Media.

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão