Thumbnail

Grupo Ponto a Ponto é a melhor empresa para se trabalhar, na categoria pequeno porte. Foto: Leandro Provenci.

GPTW PR

Pela segunda vez consecutiva, Ponto a Ponto é a melhor pequena empresa para se trabalhar no Paraná

Patrícia Sankari, Content Store
13/10/2023 12:48
O Grupo Ponto a Ponto, de Maringá (PR), obteve o primeiro lugar na edição 2023 do ranking Great Place To Work Paraná, na categoria pequenas empresas.
Fundada há 24 anos por Enzo Cicuto, a empresa de administração condominial local atua também na venda e locação de imóveis. O grupo já chegou ao posto mais alto, entre as pequenas, na listagem nacional. No ranking paranaense, já obteve o primeiro lugar outras três vezes, sendo esta a segunda vez consecutiva.
Esta é a 14ª edição do ranking GPTW no estado e conta, mais um ano, com o apoio da Gazeta do Povo, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo HEL Ecossistemas .
Do último ano para cá, a empresa seguiu em evolução e apostando em programas periódicos de capacitação, plano de carreira e proximidade diária com os colaboradores.
“Temos reuniões semanais com os líderes dos setores. Afinal, eles fazem as triagens dos temas a serem elucidados e de como está o sentimento dos colaboradores. Além disso, como nós somos certificados pelo ISO 9001 há dois anos, temos constantemente auditorias”, explica a diretora Roberta de Souza Cicuto. 
A empresa também oferece bolsas de estudos para especializações ou outros cursos que auxiliem no dia a dia e no desempenho profissional, implementando cada vez mais essa prática para evoluir as pessoas e valorizá-las.

Proximidade, reconhecimento e flexibilidade

Trabalhando constantemente com feedbacks aos seus 82 colaboradores, a empresa se mantém próxima das equipes e constrói uma relação de confiança e troca. “Tivemos uma caso em que uma colaboradora recebeu uma proposta da concorrência e sentiu que tinha o caminho aberto para falar conosco. Nós analisamos a evolução dela e tudo o que tinha feito dentro da empresa no último semestre, com base em mérito, conseguimos oferecer um aumento de 30% e manter uma excelente profissional”, conta a diretora.
Para ela, as análises que fazem semestralmente auxiliam a verificar como cada colaborador está evoluindo e a mantê-los próximos. “Outro caso foi de um funcionário que queria assistir a um jogo da Libertadores e nos mostrou que já tinha cumprido todos os prazos e alcançou todos os objetivos dele até o próximo mês. Então, não há motivos para não liberá-lo. Ele deu seu máximo e merece essa flexibilidade de horário para aproveitar esse momento de lazer”.
Na Ponto a Ponto todos têm acesso direto a todos, desde o operador imediato até a diretoria.
“Além de poderem marcar horários para conversas, uma vez por semana, temos uma sala aberta da diretoria com os colaboradores. Isso é muito importante porque a gente tem ali um dia certo para escutarmos sugestões e críticas. Afinal, o ponto de vista deles é muito importante. Acho que esse é o caminho, a constância nesse elo. Isso não pode ser quebrado em nenhum momento", afirma Roberta .
Além disso, uma vez por mês acontece uma reunião geral da equipe, em que é distribuído um tema e, quem se sentir confortável, fala sobre ele. Nesses encontros, os colaboradores podem ministrar palestras sobre temas que estudam e querem levar para a equipe, incentivando a troca e o sentimento de pertencimento.

Novidades

Visando o bem-estar do colaborador e momentos de lazer, recentemente a Ponto a Ponto fechou um convênio com uma empresa de turismo, auxiliando nos destinos e hospedagens. Os colaboradores podem usufruir desse serviço com bônus de até 60% de desconto. "Nós garantimos o bem-estar e o descanso merecido. São práticas que a gente tem implementado para poder melhorar a experiência dos nossos colaboradores. Afinal, eles são nossos ‘clientes’ internos”, conclui a diretora da empresa.

Confira o ranking completo do GPTW PR 2023:

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão