Thumbnail

Os governadores Ratinho Junior e Renato Casagrande durante o evento Folha Business, promovido pela gestora de investimentos Apex em Londrina.

Integração de ecossistemas de inovação

Paraná e Espírito Santo assinam acordo para fomentar a integração entre os ecossistemas de inovação

GazzConecta
31/08/2023 16:57
Nesta quarta-feira (30), os estados do Paraná e o Espírito Santo firmaram um acordo para troca de experiências e promover a integração dos ecossistemas de inovação dos dois estados. O protocolo de intenções foi assinado pelos governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Renato Casagrande durante o evento Folha Business, promovido pela gestora de investimentos Apex em Londrina, no Norte do Estado. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
A intenção é promover a integração dos ecossistemas de inovação por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos, tecnologias e recursos, com o objetivo de gerar novos negócios e fortalecer a economia dos dois estados. Para isso, está prevista a realização de eventos conjuntos, como hackatons e encontros para fomentar a troca de ideias e o networking entre os empreendedores, investidores e agentes que atuam na área.
A expectativa também é que sejam criados programas de intercâmbio entre startups e empresas inovadoras paranaenses e capixabas para ampliar as oportunidades de negócios e a internacionalização desses empreendimentos, além de missões empresariais e tecnológicas para promover a troca de experiências e conhecimentos sobre tecnologias e tendências de mercado.
Ratinho Junior destacou que o Paraná e o Espírito Santo já têm um histórico de colaboração em diferentes áreas. “Os estados ficam mais fortes atuando de forma conjunta. Fomos atrás de uma tecnologia capixaba voltada às empresas que querem se instalar no Paraná, um software desenvolvido pelo Espírito Santo e que hoje é utilizado pelo Paraná. Já o nosso programa de habitação, o Casa Fácil, também está servindo de exemplo para uma iniciativa similar por lá”, explicou.
Para Casagrande, a parceria fortalece os dois estados, que têm um bom posicionamento na área de inovação. “Esse protocolo vai permitir a troca de experiências de políticas públicas, principalmente na área de inovação, o que nos ajuda a andar mais rápido. E é isso que precisamos na administração pública, rapidez na aplicação das políticas que facilitam a vida dos estados e da população”, afirmou.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão