Thumbnail

Em 22 de abril é comemorado o Dia Mundial da Terra. Crédito: Canva.

Dia da Terra

No Dia da Terra, confira empresas que unem a sustentabilidade à inovação

GazzConecta
22/04/2024 16:37
Em um cenário de emergência climática, a sustentabilidade é prioridade global. Nesse sentido, a inovação é pilar para essa revolução, oferecendo soluções inteligentes e eficazes para a conservação dos recursos naturais. Essas abordagens inovadoras criam potencial lucrativo para a economia, além de reduzirem o desperdício.
22 de abril foi instituído desde 2009 como Dia Internacional da Mãe Terra pela ONU, data essa que, em 1970, foi marcada por manifestações em prol da redução da poluição. E nesse dia de reflexão acerca da importância da preservação dos recursos naturais do planeta, o GazzConecta lhe conecta a empresas com propósitos e atuações sustentáveis. Afinal, tecnologia, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade andam juntos rumo a um futuro melhor para o planeta, fazendo parte da solução.
De acordo com a Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável, cumprir com os objetivos da Agenda 2023 da ONU pode gerar aproximadamente 12 trilhões de dólares em oportunidades de mercado.
22 de abril de 1970 ficou marcado como o primeiro Dia da Terra. Créditos: VivoVerde.
22 de abril de 1970 ficou marcado como o primeiro Dia da Terra. Créditos: VivoVerde.

Grupo Multilixo

O Grupo Multilixo, líder em gestão de resíduos no estado de São Paulo, acumula mais de três décadas de experiência no mercado brasileiro. Composto por nove negócios complementares que operam em conjunto, o grupo promove e impulsiona a economia circular. Sua missão é fornecer soluções sustentáveis cada vez mais eficazes, apoiadas por um robusto portfólio de serviços, tecnologia de ponta, equipe altamente qualificada e processos eficientes, todos dedicados à sustentabilidade. Entre os serviços oferecidos estão coleta, transporte, tratamento e comercialização de recicláveis, gerenciamento de resíduos, limpezas técnicas industriais e consultoria ambiental.
Como parte de seu compromisso em desenvolver soluções mais sustentáveis para o descarte de resíduos, o Grupo Multilixo investiu na maior linha de seleção de resíduos da América Latina e lançou o Programa "Aterro Zero". Por meio dele, todo o material coletado nos clientes é reaproveitado, promovendo assim a sustentabilidade e a economia circular.

Food To Save

A Food To Save, o principal aplicativo na luta contra o desperdício de alimentos, funciona como uma ponte entre lojas e restaurantes que possuem produtos próximos da validade, fora do padrão estético ou prontos para consumo imediato, e consumidores engajados em práticas conscientes. Por meio do aplicativo, os clientes podem adquirir as "Sacolas Surpresa" dos estabelecimentos, obtendo economia de até 70% em suas compras.
Até o momento, a empresa contribuiu para salvar mais de 3 mil toneladas de alimentos do desperdício, estabelecendo parcerias com grandes empresas como Accor, Zé Delivery, Kibon e Cacau Show, que fazem parte dos mais de 3 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma.

Europa Purificadores

A Europa Purificadores, empresa no setor de purificação de água, está empenhada em neutralizar as emissões de carbono geradas em todas as etapas de suas operações, desde a produção dos purificadores até a entrega ao consumidor final. Para alcançar esse objetivo, a empresa adquire créditos de carbono do projeto Terrus Carbon Coffee, que se destaca pela agricultura regenerativa e pela aplicação de tecnologias inovadoras. Até o momento, aproximadamente 104 toneladas de CO2 equivalente já foram compensadas por meio dessa iniciativa.
Além disso, a Europa Purificadores investe na logística reversa de seus elementos filtrantes, contribuindo para a construção de um planeta mais resiliente. Por meio do programa Destino Consciente, a empresa promove a economia circular ao coletar refis usados, que são trocados anualmente, e transformá-los em novos produtos, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com planos de expansão para todo o Brasil.
Em 2022, aproximadamente 3,8 toneladas de elementos filtrantes foram devolvidas à fábrica para descarte adequado ou recuperação de minerais para uso em outros produtos. Esse volume diminuiu para cerca de 2,9 toneladas em 2023, demonstrando o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos naturais.

Connecting Food

A Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para consumo, para Organizações da Sociedade Civil, atua em duas questões críticas da sociedade: a fome e o desperdício de alimentos. Por meio do uso de tecnologia, dados e conexões, a foodtech traz o ESG para o centro da estratégia das empresas da cadeia de alimentos e de quaisquer outras organizações que queiram atuar neste mesmo sentido. Presente em todas as regiões do país, atualmente a Connecting Food atende 576 OSCs, que já foram beneficiadas com a redistribuição de mais de 13 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. Isso serviu para agregar cerca de 25 milhões de refeições a quem precisa.
O desperdício alimentar não só traz danos sociais como também ambientais. Isso porque, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima-se que a perda e o desperdício de alimentos causam entre 8 e 10% das emissões dos gases responsáveis pelo aquecimento global. “Por isso é imprescindível que toda a cadeia de produção esteja engajada e comprometida na redução das perdas e do desperdício para a mitigação de riscos, desde o plantio até a venda ao consumidor”, destaca Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.

Maitá

Empresa que produz biocosméticos com insumos exclusivos da Serra Catarinense. Além de valorizar a diversidade local, a Maitá também segue processos de produção naturais, sem teste em animais e com certificação de procedência de produtores que respeitam o meio ambiente. Esse posicionamento rendeu à empresa os selos de Produto Vegano, Cruelty Free, Eu Reciclo, Araucária+ e Feito em Santa Catarina.

Fazenda da Vida

Um ecossistema focado na saúde das pessoas e do planeta. Com agrofloresta própria e um sistema circular de regeneração da água, do resíduo e do solo. A Fazenda da Vida é formada por empresas sustentáveis e regenerativas que, em conjunto, produzem alimentos de alta densidade nutricional que, depois, são comercializados por um e-commerce. A missão da empresa é mudar o jeito como nos alimentamos, tanto no prato quanto na vida.

Tilápias Mangaratiba

A Tilápias Mangaratiba é uma empresa que oferece a proteína do bem, 100% regenerativa. Mais nutrientes com baixo impacto ambiental são garantidos por meio de suas práticas inovadoras. Criadas soltas entre as montanhas e o mar, com água salgada, ao ar livre, sem antibióticos e em tanque escavado, a Tilápias Mangaratiba segue os melhores padrões internacionais de qualidade em sua produção.
Essa abordagem única tem conquistado espaço no Brasil e no mundo saudável. A Tilápias Mangaratiba é reconhecida como a "queridinha" dos consumidores preocupados com a saúde, graças ao seu pescado magro, rico em proteínas e gorduras insaturadas. Sua assinatura nutricional destaca-se por oferecer menos calorias e mais proteínas, além de ser uma fonte importante de ômega 3, colágeno e fósforo. Este último, um mineral fundamental para a saúde óssea, é encontrado em abundância nos produtos da Tilápias Mangaratiba, garantindo uma dieta equilibrada e saudável para seus clientes.

Cosi

Superfoods e lifestyle, esta é a proposta da Cosi, uma startup que desenvolve produtos baseados na alta tecnologia humana para a saúde das pessoas e do planeta. Com o lançamento do primeiro Shot Superfood do Brasil à base de kombucha de longa fermentação e seis superalimentos, está construindo um portfólio de bebidas medicinais e criou o método de alimentação além do prato, no qual alimento é mais do que aquilo que comemos, é fonte de energia.

Blindog

Presente no Brasil e na América Latina, a BlinDog, do Rio Grande do Norte, busca dar autonomia e conforto a cães com visão debilitada por meio de um dispositivo inteligente na forma de uma coleira que funciona com estímulos vibratórios, que orientam os cães em frente a obstáculos, ajudando-os a desviar com segurança. Pioneira mundial no seu segmento, a empresa criou um dispositivo leve, confortável e recarregável a partir de material reciclável. Seu produto tem patente internacional e pode ser adquirido pelo seu e-commerce.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão