Thumbnail

O modo como você encara o assunto vai ter um grande impacto no futuro das crianças. Crédito: Carolin Voelker.

Luiza Dalmazo

Luiza Dalmazo

Luiza Dalmazo é jornalista e pedagoga. Dedica-se ao estudo de maneiras eficientes e divertidas de formar crianças e jovens inteligentes financeiramente, seja auxiliando os pais, seja ajudando escolas e outras instituições a treinar professores e criar materiais eficazes de ensino. No canal Balanço da Educação, compartilha algumas ideias e estratégias de como isso acontece ou pode acontecer. É sócia-fundadora da startup Legado Jovem, que reúne pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos interessados em empreendedorismo/ negócios, finanças e marketing digital.

Educação financeira

Mamãe, quem inventou o dinheiro?

03/05/2024 16:31
Há poucos dias, estava com um grupo de crianças de cerca de 8 anos, conversando sobre dinheiro. Elas estavam vendo e manuseando algumas cédulas de moedas brasileiras antigas, como as de cruzeiro, cruzado e afins, quando uma criança perguntou: quem inventou o dinheiro?
Eu estava no melhor cenário para isso – eu podia incentivá-las a pesquisar e a refletir sobre como as mercadorias passavam de mão em mão antes da invenção do dinheiro. Mas você, na sua casa, como responderia? Certamente deve ter se preparado para questionamentos do tipo “de onde vêm os bebês”, porque sabe que essas perguntas vão chegar. Da mesma forma, aquelas sobre o dinheiro também vão chegar e como você pretende responder? O modo como você encara o assunto vai ter um grande impacto no futuro das crianças. Por isso, é legal se preparar para essas perguntas também.
Minha sugestão é conversar sobre como era a sociedade antes de o dinheiro ser inventado. Gosto muito de uma dinâmica simples, que pode funcionar por aí. Peça para a criança imaginar um grupo de pessoas. Uma delas é dona de uma vaca leiteira. Outra é proprietária de algumas galinhas. Uma terceira possui um pedaço de terra e planta trigo. Outra não tem nada, mora de favor na fazenda do agricultor e trabalha ajudando na plantação e na colheita. Todas essas pessoas precisam se alimentar e querem preparar pão, por exemplo. O dono das galinhas encontra o plantador de trigo e o dono da vaca. Quantos ovos ele vai dar em troca de um saco de trigo? E quantos ovos em troca de um litro de leite?
Nesse cenário, o bacana é mostrar como é difícil fazer as trocas (depois você pode contar que o nome disso é escambo). É muito bacana ir problematizando. “E se o dono da plantação de trigo já tiver leite e não precisar de mais?” ou “e se em vez de mais leite ele quiser carne?”. O papel do adulto é bacana para mostrar que atribuir um valor para os produtos e usar metais raros como “dinheiro” facilitou muito a vida das pessoas.
Como moeda, podemos dizer que as primeiras das quais se tem notícia no mundo foram inventadas na região onde hoje é a Turquia, sete séculos antes do nascimento de Cristo. Mas isso é o menos importante. Uma boa explicação gera interesse por um assunto que é do nosso cotidiano. Afasta o tabu. Por isso é tão lindo.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão