Tendências
IA e experiência do cliente são destaques do varejo em 2025
A NRF Retail’s Big Show 2025, maior evento global do setor varejista, ocorreu em janeiro, em Nova York, reunindo especialistas para discutir as principais tendências do mercado. Entre os participantes estavam os empresários paranaenses Emilio Silva, CEO da Datasoul, e Eduardo Córdova, CEO do market4u, que trouxeram suas análises e experiências diretamente para os membros do Masterboard Club, em evento realizado em Curitiba.
Durante o encontro, os empresários destacaram os principais aprendizados da NRF 2025 e como essas tendências devem impactar o mercado brasileiro.
A Datasoul atua na transformação digital de empresas de médio e grande porte, já tendo implementado mais de 300 projetos em 14 países ao longo de 15 anos. Para Emilio Silva, CEO da empresa, o varejo de 2025 será baseado no equilíbrio entre tecnologia, personalização e responsabilidade ambiental.
Os consumidores buscarão conexões autênticas com as marcas, valorizando empresas que promovem um senso de comunidade. Além disso, a inteligência artificial substituirá aplicativos individuais, tornando a experiência de compra mais fluida. Outro ponto essencial será a liderança das marcas em iniciativas ambientais, com produtos mais duráveis e sustentáveis, explica.
No entanto, ele também alerta para o risco de uma fadiga digital no varejo. “O excesso de tendências virais fará com que os consumidores valorizem cada vez mais a nostalgia e o storytelling como diferenciais competitivos”, ressalta.
Cinco tendências que vão transformar o varejo em 2025
O market4u é a maior microfranquia do Brasil, com mais de 2.185 lojas e 600 franqueados pelo país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Eduardo Córdova, CEO da marca, compartilhou cinco tendências fundamentais para o setor varejista em 2025:
- Inteligência artificial e automação: agentes de IA irão revolucionar a organização dos centros de distribuição e a experiência de compra, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
- A evolução das lojas físicas: apesar do crescimento do e-commerce, 80% das compras ainda acontecem presencialmente. Para atrair consumidores, as lojas precisarão se tornar espaços de experiência e entretenimento.
- Uso estratégico de dados: a capacidade de coletar e interpretar dados será decisiva para oferecer ações personalizadas e eficazes.
- Propósito como fator de competitividade: empresas com missões claras e consistentes terão vantagem competitiva, pois isso fortalece o engajamento de consumidores, colaboradores e parceiros.
- Novas tecnologias para otimização do varejo: inovações como pulseiras inteligentes, self-checkouts automatizados e robôs de entrega já são realidade em alguns países e devem ganhar espaço no Brasil nos próximos anos.
Segundo Eduardo Córdova, antes de adotar essas tecnologias, os varejistas precisam garantir que seus processos internos estejam organizados. “O primeiro passo é estruturar a base do negócio. Não adianta investir em IA se a empresa não coleta e organiza bem seus dados”, alerta o CEO do market4u.
O encontro foi promovido pelo Masterboard Club, uma comunidade criada em 2017 que fomenta a troca de experiências, aprendizado e conexões estratégicas entre empresários.
Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF; Pedro Henrique Ferroni, sócio-diretor da gestora de investimentos Quartzo Capital; Rafael Malacco, gerente de novos negócios da Syngenta Digital; Claudio Nessralla, sócio e head equities da Ceres Investimentos; Giovani Ferreira, diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural; Michell Longhi, gerente executivo de arquitetura tech e Digital Lab da BRF; Paula Packer, head de sustentabilidade da Embrapa e gestora do Agnest; Santiago Franco, CEO da Cibra Fertilizantes; Luciana Florêncio de Almeida, membro do Conselho Consultivo da ABMRA e professora da ESPM; e Alex Canziani, secretário da inovação, modernização e transformação digital do Paraná.
O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da ESPM, Jarilo e Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.