Thumbnail

Rede social projetada pela Cibra Fertilizantes para profissionais do agronegócio, o Jarillo busca contribuir com o processo de transformação digital do setor. Crédito: Allexxandar.

Rede social do agro

Jarilo, a plataforma de inteligência artificial projetada para resolver desafios do agronegócio

Bruno Raphael Müller
Bruno Raphael Müller
21/03/2025 17:55
Imagine uma rede social feita sob medida para quem vive e faz o agro acontecer. Essa é a proposta do Jarilo, plataforma inovadora lançada pela Cibra Fertilizantes para conectar agricultores e profissionais do setor. Com inteligência artificial e um ambiente pensado para a troca de conhecimento e inovação, o Jarilo quer aproximar as novas gerações do campo, tornando a tecnologia uma aliada do dia a dia no agronegócio.
Com o Jarilo, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, reforça seu compromisso com a inovação e busca contribuir para o processo de transformação digital do agronegócio, tentando torná-lo ainda mais eficiente. São estes valores que levam a empresa a se conectar ao GazzSummit Agro e Foodtechs, um dos principais fóruns de inovação no agro e no setor de food do Sul do Brasil, que acontece nos dias 26 e 27 de março, em Curitiba.
Rede social do agronegócio
Com inteligência artificial integrada, a plataforma cria um ambiente de interação no qual os usuários podem compartilhar experiências, gerar ideias estratégicas e acessar recomendações sobre o mercado agrícola e boas práticas no campo. Inspirada na transformação digital e na crescente conectividade do setor, o Jarilo foi desenvolvido para atender a uma nova geração de profissionais que busca informações ágeis e acessíveis. 
Lançada no ano passado, a IA do Jarilo atua como um consultor digital, respondendo a perguntas e auxiliando na resolução de desafios do dia a dia no campo. Para isso, analisa dados essenciais do setor, como previsões climáticas, preços de commodities, tendências de mercado e informações técnicas sobre culturas e insumos. 
Com base nessa análise, o Jarilo oferece recomendações personalizadas e insights estratégicos, apresentados de forma clara e objetiva para facilitar a tomada de decisão dos usuários. 
Durante o GazzSummit, a Cibra levará essa inovação para o centro do debate, destacando como a digitalização e o acesso a dados qualificados estão transformando a rotina do produtor rural e impulsionando toda a cadeia produtiva. Hoje, a plataforma já reúne mais de 5 mil usuários, com participação intensa de agricultores e especialistas.
Conectando diferentes perfis do agronegócio
Desde seu lançamento, o Jarilo implementou atualizações relevantes, com foco em uma inteligência artificial moderna, que oferece respostas precisas e rápidas. Uma funcionalidade recente permite, por exemplo, que os usuários enviem fotos de plantas com pragas ou falhas nutricionais, recebendo recomendações de tratamento. Além disso, a plataforma também sugere os melhores defensivos, fertilizantes e sementes para cada cenário agrícola. 
A meta, até o fim de 2025, é chegar a 30 mil usuários, revela Rafael França, diretor de agilidade e inovação da Cibra. “O mais interessante do Jarilo, por ser uma plataforma aberta para o agro, é a diversidade de interações que acontecem diariamente. A cada dia, surgem novos temas e discussões inesperadas, mostrando como a plataforma tem o poder de conectar diferentes perfis do agronegócio e atender às mais variadas necessidades do setor”, explica.
Espaço colaborativo
Uma das grandes contribuições do Jarilo é a criação de comunidades de discussão. Elas têm fomentado a troca de saberes e a colaboração entre os usuários, facilitando a resolução de desafios no campo, a adoção de novas tecnologias e o compartilhamento de boas práticas que aumentam a produtividade e a sustentabilidade no agronegócio. 
No Jarilo, já surgiram centenas de comunidades mantidas pelos próprios usuários. Nelas, os integrantes discutem desde práticas inovadoras, como o uso de biofertilizantes e técnicas avançadas de cultivo, até a troca de conhecimentos sobre o mercado de cafés e as últimas tendências em capacitação profissional, por exemplo. 
Rafael França, diretor de agilidade e inovação da Cibra Fertilizantes. Crédito: Divulgação.
Rafael França, diretor de agilidade e inovação da Cibra Fertilizantes. Crédito: Divulgação.
“Os usuários exploram a plataforma de diversas formas. Os assuntos são os mais diversos e podem ir desde análises de mercado e qual o melhor maquinário para cada cultura, além de práticas ideais de manejo, até tópicos mais específicos como a criação de tilápia e a produção de soja em determinadas regiões. Além disso, a rede permite acompanhar tendências do setor e até divulgar serviços empresariais voltados ao público do agro”, explica França.
Ferramenta indispensável para o produtor rural
Visando ampliar o potencial da experiência do Jarilo de forma mais fluida e integrada ao dia a dia do profissional do agro, a Cibra pretende lançar, em breve, a versão mobile da plataforma, com aplicativos para Android e iOS, além de implementar uma integração com o WhatsApp.
De acordo com o diretor de inovação da Cibra, o WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação utilizada por produtores rurais. Com a integração, os usuários poderão acessar previsões de mercado, acompanhar preços de commodities e receber alertas climáticos sem precisar abrir outro aplicativo. A ideia é tornar a experiência com o Jarilo mais fluida e natural, incorporando a plataforma ao cotidiano dos agricultores de forma intuitiva. 
O agro brasileiro é muito diverso, e um dos nossos maiores desafios é garantir que o Jarilo seja acessível a todos os produtores, independentemente do seu nível de familiaridade com tecnologia. Nosso objetivo é que a rede se torne a primeira fonte de consulta para o agricultor sempre que ele precisar resolver um problema ou tomar uma decisão importante em sua propriedade 
, revela França.
Além da praticidade, a acessibilidade também é uma prioridade para a Cibra. Sabendo das dificuldades de conexão em muitas regiões rurais, o Jarilo está sendo desenvolvido para consumir o mínimo possível de dados móveis e operar de forma otimizada mesmo em redes lentas. Dessa forma, a plataforma busca reduzir barreiras tecnológicas e garantir que mais produtores possam usufruir de seus recursos, independentemente da qualidade da internet disponível. 
“Nosso compromisso é fazer com que o Jarilo se torne uma ferramenta indispensável para o produtor rural, ajudando-o a tomar decisões mais assertivas, reduzir incertezas e melhorar sua produtividade. Por isso estamos empenhados em ampliar o acesso à plataforma, torná-la mais próxima do produtor e otimizar ao máximo sua utilização. É desta forma que acreditamos estar transformando a maneira como o agronegócio brasileiro acessa informação e inteligência de mercado, trazendo tecnologia de ponta para dentro da rotina do campo”, completa França. 
Futuro digital para o agro
Para Santiago Franco, CEO da Cibra, mais do que uma rede social ou uma inteligência artificial, o Jarilo se apresenta como um ecossistema completo de soluções para o agro. A plataforma foi projetada para elevar a produtividade, fortalecer conexões e acelerar a transformação digital no campo, sem perder de vista a essência do setor: a confiança e a relação interpessoal. 
Santiago Franco, CEO da Cibra. Crédito: Divulgação.
Santiago Franco, CEO da Cibra. Crédito: Divulgação.
“A Cibra vem trilhando um caminho sólido na transformação digital do agronegócio, fortalecendo essa pauta e impulsionando inovações que tornam o setor mais eficiente, conectado e inteligente. Fomos pioneiros na criação da CibraStore e do CibraCoin, iniciativas que trouxeram aprendizados valiosos sobre o que realmente funciona no setor. Essa experiência nos consolidou como referência em inovação no agro, tornando a Cibra um benchmark para grandes players do mercado. Agora, com o Jarilo, damos um passo ainda mais ousado na construção desse futuro digital que visualizamos para o agro”, revela Franco.
De acordo com o CEO, a Cibra enxerga no Jarilo o potencial para se tornar o primeiro canal de consulta para agricultores, especialistas e empresas, sempre que precisarem tomar decisões estratégicas. No futuro, a plataforma promete evoluir para um espaço ainda mais robusto, conectando toda a cadeia produtiva em um ambiente digital dinâmico, interativo e alinhado às demandas de um agronegócio cada vez mais moderno e sustentável.
Investimentos em modernização
O Jarilo é um exemplo de como a digitalização e a adoção de tecnologias inovadoras podem transformar o agronegócio brasileiro, fazendo dele uma indústria mais conectada e, por causa disso, mais eficiente e competitiva. 
Franco diz que o setor enfrenta desafios constantes e, por ser um dos pilares da economia nacional, a modernização é essencial para impulsionar a produtividade e ampliar as oportunidades de mercado. 
Atenta a esse cenário, a Cibra tem investido fortemente na modernização de suas operações e na ampliação de sua capacidade produtiva, com um plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2026. Esse aporte inclui novas unidades, melhorias tecnológicas e capacitação de profissionais, reforçando o compromisso da empresa em apoiar o desenvolvimento do agro brasileiro e impulsionar a inovação no setor.
Superando desafios
Franco será um dos palestrantes do GazzSummit Agro e Foodtechs. Em sua fala, ele abordará o contexto do mercado que levou a Cibra a lançar o Jarilo. E este contexto passa, necessariamente, pela modernização do agronegócio, o que sinaliza para a digitalização e a adoção de novas tecnologias no setor. 
Segundo o CEO, para que o avanço do agro seja efetivo, é preciso superar desafios estruturais do setor. O primeiro deles é a democratização do acesso à tecnologia, garantindo que não apenas grandes fazendas, mas também pequenos e médios produtores consigam usufruir de inteligência artificial, análise de dados e automação agrícola.
Além disso, aumentar a previsibilidade é um fator fundamental para um setor que lida com variáveis macroeconômicas e climáticas, muitas vezes incontroláveis. Nesse contexto, o uso de inteligência de dados torna-se essencial para mitigar riscos e trazer mais segurança financeira e operacional ao campo 
, comenta.
Outro grande desafio, segundo ele, é a integração da tecnologia com as exigências globais de ESG, equilibrando produtividade e sustentabilidade. “Soluções voltadas para rastreabilidade, compliance ambiental e otimização do uso de insumos são imprescindíveis para reduzir desperdícios e garantir um agro mais eficiente e alinhado às demandas do mercado global”, revela. 
Franco diz que a Cibra entende esse movimento e tem investido fortemente na modernização de suas operações para apoiar essa transformação. “O Jarilo é um reflexo desse compromisso, porque acreditamos que ele atua como um catalisador da digitalização no campo. Ao disponibilizarmos uma inovação acessível e aplicável à realidade do produtor, reforçamos o papel da tecnologia como um diferencial competitivo e uma ponte para um agronegócio mais sustentável e conectado”, finaliza.