Thumbnail

Pela terceira vez consecutiva, Ponta Grossa (foto) e Assaí, no Norte do Paraná, estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo no ranking do Intelligent Community Forum (ICF). Crédito: Reprodução/Prefeitura de Ponta Grossa.

Conquista paranaense

Duas cidades brasileiras estão entre as comunidades mais inteligentes do mundo

GazzConecta
14/03/2025 20:30
E elas são do Paraná! Assaí e Ponta Grossa são as únicas cidades brasileiras entre as 21 mais inteligentes do mundo no ranking Smart21 Communities 2025 do Intelligent Community Forum (ICF), uma das principais instituições globais dedicadas ao desenvolvimento econômico e social a partir do conceito de comunidades inteligentes. Esta é a terceira vez consecutiva que as duas cidades figuram na lista.
A relação com as 21 cidades semifinalistas ao prêmio anual do ICF foi divulgada na quinta-feira (6) em evento realizado em Hamilton, em Ontario, no Canadá. Comunidades de nove países dos cinco continentes fazem parte da lista. Em junho, serão anunciadas as sete finalistas da premiação anual. O anuncio da comunidade mais inteligente do mundo em 2025 acontece em outubro em Binh Duong, Vietnã.
No ano passado, Curitiba foi laureada com o título, fechando um ciclo virtuoso de premiações internacionais de cidades inteligentes iniciado em novembro de 2023, quando venceu o World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona. Depois dele, em outubro de 2024, a cidade recebeu o troféu Prata no Seul Smart City Prize. Foi a primeira vez que uma cidade brasileira - e da América Latina - venceu o prêmio.

Educação como pilar do desenvolvimento

Assaí também esteve entre as finalistas do prêmio do ICF no ano passado. Foi a primeira vez que duas cidades brasileiras - no caso, paranaenses - chegaram juntas ao Top7, competindo pelo título.
Atração de investimentos privados e parcerias com empresas nacionais e multinacionais, como Adobe, Microsoft e Google, além do forte investimento em educação pública de qualidade, com a colaboração de governos municipal e estadual para estabelecer novas universidades e institutos técnicos, por exemplo, são algumas das razões destacadas pelo ICF para a indicação da cidade por mais um ano.
A criação do ecossistema de inovação Sun Valley Experience e a integração da comunidade em ações de sustentabilidade são outros pontos destacados. As parcerias com grandes empresas de tecnologia contribuíram para o aumento da disponibilidade de banda larga, beneficiando especialmente a zona rural da cidade de cerca de 14 mil habitantes. A colaboração entre cidadãos, empresas, governos e universidades tem sido um fator fundamental para a implementação de soluções que impactam positivamente a comunidade.
A conectividade é um aspecto importante para o ICF na avaliação das comunidades mais inteligentes do mundo porque ela facilita o acesso a tecnologias e serviços que impulsionam o desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, segundo a instituição, Ponta Grossa se destaca por seu compromisso com a inclusão digital com projetos que expandem o acesso à internet de alta qualidade como o PG Connected, que busca democratizar a conectividade, oferecendo internet gratuita via fibra ótica em diversos bairros e postos de saúde pública.
Além da infraestrutura tecnológica, a cidade dos Campos Gerais também se dedica ao desenvolvimento de talentos e à promoção da prática empreendedora. A cidade oferece programas de educação infantil que incentivam o interesse por tecnologia e empreendedorismo, preparando as futuras gerações para os desafios do mercado digital. Para os empreendedores atuais, o Programa Impulso facilita a conexão entre empresários locais e oportunidades de crédito. Além disso, a cidade também investe no treinamento de jovens e adolescentes mais vulneráveis na busca pela inclusão social, digital e o crescimento profissional.

Comunidades inteligentes: compromisso com o futuro

As iniciativas em conectividade e educação, somadas ao foco de Assaí e Ponta Grossa em inovação, sustentabilidade e inclusão social, reforçam o compromisso dessas cidades com o futuro de suas comunidades, além de continuar a trajetória de destaque do Paraná na premiação global do Intelligent Community Forum, que estabeleceu o conceito de "comunidade inteligente" há 30 anos, considerando o uso estratégico da conectividade digital e da tecnologia para a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural de maneira inclusiva, com o bem-estar dos cidadãos como prioridade.
São fatores essenciais para a eleição de uma comunidade inteligente a infraestrutura e a conectividade, a mão de obra qualificada; a inovação, engajamento e inclusão digital; a sustentabilidade e a educação - base para todos os outros avanços. O diferencial dessas comunidades é que, além de priorizarem os cidadãos, elas criam conexões sociais, integram a população a oportunidades de emprego e renda, formam parcerias para alavancar o desenvolvimento local e investem em inovação para acelerar o crescimento econômico e transformá-lo em algo sustentável.

Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs

GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF; Pedro Henrique Ferroni, sócio-diretor da gestora de investimentos Quartzo Capital; Rafael Malacco, gerente de novos negócios da Syngenta Digital; Claudio Nessralla, sócio e head equities da Ceres Investimentos; Giovani Ferreira, diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural; e Michell Longhi, gerente executivo de arquitetura tech e Digital Lab da BRF.
O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da ESPMJarilo e Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.