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João Branco, que liderou o marketing do McDonald’s e de grandes marcas no Brasil, foi um dos palestrantes do RD Summit. Crédito: @greenfotografias.

RD Summit

As tendências que podem alavancar suas vendas e seu marketing

Bruna Maestri Walter
Bruna Maestri Walter
13/11/2023 18:03
O RD Summit, maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina, realizado na semana passada em São Paulo, trouxe vários insights para alavancar negócios.
Realizado pela RD Station, o evento reuniu 18 mil pessoas e trouxe especialistas nacionais e internacionais para falar sobre marketing digital, inteligência artificial, e-commerce, automação de vendas, gestão, futuro e propósito. 
Veja as dicas que separamos para você:

Fique atento às tendências

A primeira dica é ficar atento às tendências. A futurista Martha Gabriel explicou como nosso olhar muitas vezes está focado no passado. “Com o que estamos ocupados? Somos viciados em resolver problemas antigos.”
A dica dela é reservar um espaço na sua agenda para pensar em tendências – pode ser uma hora por semana. Ao se deparar com estas tendências, pense em três cenários positivos e três negativos para elas. E esteja preparado para executar suas ideias com pensamento crítico, adaptabilidade e humanidade.
Martha abordou, também, como enxerga o futuro da inteligência artificial: a IA não substitui a inteligência humana, é complementar. Mas tudo aquilo que puder ser automatizado será.

Experimente a inteligência artificial (IA)

IA foi um dos grandes temas do evento, com a RD Station anunciando investimentos na área. 
E a dica do CEO da empresa, Juliano Tubino, é: experimente a inteligência artificial e entenda que os ciclos de adoção de tecnologia estão mais curtos. “A criatividade vai ser impulsionada pela inteligência artificial”, diz Tubino. “A tecnologia é o novo patamar de produtividade.”
Ross Simmonds, considerado um dos principais profissionais de marketing do mundo, sugere que você abrace experimentos com IA.
Para ele, há muitos experimentos que já podem ser feitos para educar sua audiência e construir confiança, para entreter e construir conexão, para engajar e construir comunidade e para dar poder. O importante é testar.

Negocie bem

A investidora Camila Farani participou do evento com dicas para você negociar bem. Afinal, 80% da sua vida é negociação. E ambos os lados são beneficiados numa boa negociação.
Para uma boa negociação você pode desenvolver algumas habilidades. São elas:
  • Empatia;
  • Proatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Escuta ativa;
  • Persuasão;
  • Criatividade;
  • Ousadia;
  • Capacidade “fuçativa”;
  • Calma.

Desmarketize-se

Por fim, João Branco, que liderou o marketing do McDonald’s e de grandes marcas no Brasil, falou sobre o erro de fazer marketing demais. “Chega de marketing que parece marketing”.
Veja as dicas que ele deu aos participantes do RD Summit:
  • Seja uma marca autêntica e verdadeira;
  • Tenha consistência e coerência;
  • Lembre-se que as marcas também choram; 
  • Não cometa o erro de parecer sempre perfeito e o de não pedir desculpa;
  • Marketing é servir e melhorar a vida das pessoas.

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