Thumbnail

O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, na abertura da edição deste ano. Crédito: Divulgação.

Empreendedorismo e inovação

Apresentando tendências que estão moldando os negócios, Gramado Summit termina com recorde de público e anuncia data para 2025

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
15/04/2024 17:05
A sétima edição da Gramado Summit terminou na última sexta-feira (12) contabilizando um público de 15 mil pessoas, um recorde para o evento que tem se consolidado como uma das principais conferências sobre empreendedorismo e inovação do país.
Com 400 palestrantes divididos em 10 palcos, esta edição se caracterizou pela grande variedade de temas apresentados. As tendências atuais e futuras que estão moldando os negócios foram alguns dos conteúdos em evidência da programação que reuniu nomes de destaque de diferentes setores como as influenciadoras e empresárias Mari Maria e Mariana Saad; Helena Bertho, diretora global de diversidade e inclusão do Nubank; Erico Borgo, fundador do Omelete; o ator e apresentador Otaviano Costa; Carlos Busch (Forbes Business Council); Christiano Faig, vice-presidente de soluções e tecnologia da Microsoft Brasil; a investidora Juliana Goes; Yuri Mussoly, head do Creative Lab LATAM do TikTok; Jandaraci Araujo, cofundadora do Conselheira 101; dentre outros.
Além das palestras, a Gramado Summit trouxe uma variedade de empresas em sua feira de negócios que contou com 500 expositores, sendo 300 deles startups ou pequenos empreendimentos. Marcus Rossi, CEO do evento, sinaliza que essas startups proporcionam uma visão abrangente dos negócios que podem ser gerados na feira. "Nossa ênfase é nos resultados, é ver uma startup pequena recebendo seu primeiro investimento por causa do evento, por um exemplo", comenta.
Dois anúncios marcaram a edição deste ano da Gramado Summit. O primeiro é a realização do evento em Punta del Este, no Uruguai, em setembro deste ano. "Tínhamos em mente a expansão do evento e, em meados do ano passado, começamos uma conversa com o governo uruguaio. Visualizamos as possibilidades que a cidade turística oferece ao público e como ela pode gerar uma experiência tão enriquecedora como a que temos em Gramado. A ideia é que todo o melhor conteúdo que geramos aqui seja entregue lá também.", diz.
A ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro, a Gramado Summit Punta del Este se propõe a ser um nova imersão em inovação e empreendedorismo da América Latina. A previsão é que o evento reúna entre 1,5 mil e 2 mil pessoas.
O segundo anúncio desta edição foi a data de realização do evento em 2025. No próximo ano, a Gramado Summit vai acontecer de 4 a 6 de junho. Rossi explica que abril, quando normalmente é realizado a conferência, é um mês afetado pelo calendário da páscoa. "Também temos outros eventos nacionais ocorrendo ao longo de abril. Não é uma questão de público, mas em junho, além de não concorrermos com esses eventos, também podemos proporcionar uma experiência diferente aos visitantes que vêm para a Gramado e região para a conferência, quando a cidade fica ainda mais bonita perto do inverno". conta ele, levando em conta que 70% do público presente na Gramado Summit são de fora do Rio Grande do Sul.
Para Rossi, a sétima edição da conferência foi marcada por grandes acertos. "Mais do que falar do recorde de público, o que foi muito importante para a gente, conseguimos criar uma experiência única para cada um dos participantes, do credenciamento ao conteúdo oferecido. É uma grande satisfação ouvir de um patrocinador ou do público que essa experiência foi marcante, porque o fator humano importa - e muito. É ele que nos conecta e é ele que faz com que um evento como a Gramado Summit tenha alma, que entrega algo de maneira atraente e envolvente", diz.

Batalha de startups

Em mais uma edição da Gramado Summit, por meio de uma parceria com a Ventiur Smart Capital, aceleradora de startups, foi realizada a Batalha de Startups, uma competição com o objetivo de selecionar a startup mais preparada para receber um aporte e um processo de aceleração. A empresa Eva Saúde saiu como vencedora da competição com um investimento de R$ 200 mil da Ventiur.
A startup atua promovendo o acesso à saúde para mulheres grávidas e puérperas, proporcionando conhecimentos e conexão com equipes multidisciplinares. A Eva Saúde é uma plataforma digital que compartilha conteúdo de qualidade, baseado em evidências científicas, feito por profissionais que trabalham na área materno-infantil.
Durante a competição, que tem caráter eliminatório, a banca de jurados de Ventiur e convidados avaliam requisitos como qual problema o negócio do competidor busca resolver e sua relevância para o seu público alvo; o tamanho do mercado, seus concorrentes e os diferenciais do seu negócio frente a eles; as validações que feitas até o momento, principalmente relacionado a vendas e faturamento; onde a equipe está e onde pretende chegar com o investimento; a utilização do investimento e, por fim, o que os sócios têm de experiência que comprove que são capazes de fazer o investimento dar retorno.
Todos esses requisitos são avaliados mediante apresentação de pitch, que deve estar de acordo com as instruções de cada momento da jornada. Os pitches da Batalha de Startups têm duração de cinco minutos e, posteriormente, são submetidos às perguntas dos investidores. Foram 20 startups selecionadas para a fase presencial do concurso, que ocorreu durante os três dias de evento.
Especialmente neste ano, a aceleradora teve dezenas de startups inscritas na batalha. Entre as apresentações que aconteceram nos três dias do evento, foram selecionadas três para a final: a Eva Saúde, a Data4Company e a Edupulses.