Thumbnail

A empresa conta com 84 anos de história e cerca de 1,2 mil colaboradores.

GPTW PR

Apostando no desenvolvimento, Pormade é a melhor grande empresa para se trabalhar no PR

Patrícia Sankari, Content Store
10/10/2023 13:52
Com três grandes princípios que orientam todas as ações: Inovação, Tecnologia e Gestão de Pessoas, a Pormade conquistou o primeiro lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no Paraná, entre as companhias de grande porte, no ranking Great Place To Work (GPTW) 2023. Apesar de este ano ser o primeiro em que a empresa participa da categoria 'grandes empresas', desde 2002 está na listagem nacional do GPTW e desde o início do ranking no Paraná, há 14 anos, estão na lista das melhores empresas para se trabalhar no estado.
Esta é a 14ª edição do ranking GPTW no estado e conta, mais um ano, com o apoio da Gazeta do Povo, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo HEL Ecossistemas.
Com 84 anos de história e cerca de 1,2 mil colaboradores, a empresa que foi criada para fabricar camas de mola, hoje trabalha fabricando e vendendo um sistema moderno de portas prontas. Procurando sempre ser inovadora em tudo o que faz, preza por implementar novas tecnologias para poder aumentar a eficácia e produtividade, porém, tendo as pessoas sempre no centro de todas as estratégias.
“Desenvolvemos diversas iniciativas para criar e manter um excelente ambiente de trabalho e acredito que o nosso maior benefício é oferecer esse espaço saudável, desafiador e com oportunidades para crescimento. Isso se deu por meio de uma cultura organizacional forte, alinhada com nossos valores, que reconhece os profissionais que fazem a diferença”, afirma Rafael Jaworski, Diretor de Recursos Humanos.
Além dos diversos benefícios tradicionais oferecidos, a empresa desenvolveu oportunidades de ganhos variáveis, criando uma cultura de meritocracia, sempre incentivando os profissionais a irem além e, aqueles que buscam entregar mais e se envolver mais, recebem mais, em reconhecimento e em remuneração.

Família por perto

Incentivando e orientando a equilibrar as atribuições profissionais com as atividades pessoais e familiares, a empresa envolve a família dos colaboradores com a empresa por meio de projetos em que os familiares são convidadas a participar. Gerando uma conexão entre empresa e colaborador muito maior do que só uma relação de trabalho e renda.

Desenvolvendo e evoluindo a equipe

Desde a contratação, a Pormade preza pela qualidade e desenvolvimento. Por isso, em seu processo de recrutamento e seleção, são levados em consideração os valores da empresa. Após contatar o melhor perfil, são desenvolvidas práticas e programas. Um exemplo é a Universidade Corporativa Pormade (UNICOP), que traz temas de relevância e trabalha no desenvolvimento dos profissionais.
“Acreditamos que uma empresa é o que são as pessoas que trabalham nela. Sendo assim, vamos continuar buscando em nossos processos de recrutamento e seleção contratar os melhores perfis comportamentais e depois desenvolvê-los para poderem ser suas melhores versões aqui na Pormade”, afirma Rafael.
Dentro disso, eles contam com uma cultura de incentivo à inovação baseada na troca. “Temos aqui uma prática chamada Café com a Direção, na qual, diariamente, profissionais dos diversos setores tomam café com os membros da direção. Pela manhã esse café acontece com os setores administrativos e comerciais e a tarde com os setores de produção”, explica Rafael.
Segundo ele, nesses encontros os profissionais apresentam diversos temas que são ouvidos e analisados pela direção da empresa. “Um exemplo é quando um colaborador apresenta o seu ‘impossível da semana’, quando ele fala algo que hoje é considerado impossível, mas que se fosse possível mudaria para melhor sua forma de trabalhar e de viver”. Com isso, todos escutam o ‘impossível’ do outro e há uma troca entre todos, passando a analisar as alternativas para tornar aquilo possível. Segundo o diretor de RH, em muitas ocasiões, o que foi apresentado como impossível por alguém recebeu uma solução imediata de alguém que sabia como resolver.
“Focamos nesse desenvolvimento, pois só podemos ser uma boa empresa para nossos clientes se formos uma boa empresa para nossos colaboradores. Não recebemos o selo porque temos as máquinas e instalações mais modernas, mas porque nossos profissionais são os melhores e nos ajudam a construir uma empresa vencedora e de sucesso”.

Confira o ranking completo do GPTW PR 2023:

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão