A série Emily in Paris acompanha a personagem Emily Cooper, interpretada pela atriz Lily Collins, que consegue o trabalho dos sonhos na capital francesa. Crédito: IMDB.
Isa Quartarolli
Isa Quartarolli é comunicadora, palestrante e fundadora da Women Leadership. Especialista em liderança feminina e network, ela ensina mulheres a serem líderes e protagonistas das suas vidas.
5 dicas de marca pessoal para aprender com "Emily in Paris"
03/10/2024 11:29
Emily in Paris é aquela série gostosinha para maratonar, com um roteiro leve e divertido, que conta a história de Emily Cooper, uma americana que é transferida para trabalhar em uma agência de marketing de luxo na cidade mais charmosa do mundo, Paris.
Além dos cenários lindos, lookinhos fashionistas e, claro, muito romance, a nossa marketeira favorita também nos ensina com leveza sobre marca pessoal e como isso pode alavancar a sua carreira.
Para quem busca posicionamento, ganhar destaque no mercado e abrir oportunidades alinhadas com os seus valores, investir na sua marca pessoal é extremamente importante, e Emily in Paris é um prato cheio para aprender sobre e ainda por cima relaxar em frente à TV sonhando com Paris.
Então, pega o seu café e um croissant e confira abaixo as 5 dicas de marca pessoal com a Emily em Paris.
1. Seja autêntica
Bancar quem se é ou quem se quer ser é um grande desafio. Muitas pessoas, por medo de mostrar a sua autenticidade e arcar com efeitos colaterais de quem se é, acabam criando um personagem ou copiando o que já existe por aí.
Na série, Emily esbanja autenticidade, sendo muito verdadeira tanto com os seus sentimentos quanto com as coisas nas quais acredita. Com o seu jeitinho “Emily” de ser, ela esbanja criatividade com suas ideias diferenciadas e se destaca nas reuniões com os clientes da agência. Além disso, chama a atenção nas redes sociais, contando sobre sua nova rotina e as experiências de uma americana morando em Paris, e trazendo conteúdos interessantes para os seus seguidores.
Ser autêntico na sua marca pessoal é um grande diferencial, pois não apenas lhe ajuda a construir confiança, mas também permite se conectar de maneira mais significativa e genuína com seu público, possibilitando, como consequência, se tornar um destaque no meio da multidão.
2. Networking é a alma do negócio!
Posso dizer com propriedade o quanto o networking tem poder de alavancar um negócio ou carreira. Fazer networking sem medo é uma das habilidades que nunca sairá de moda. Saber fazer conexões com trocas genuínas com certeza é a alma do negócio e, consequentemente, da sua marca pessoal.
Emily sabe fazer isso muito bem. Ela sempre está presente nos eventos, criando laços genuínos com seus clientes e colegas de trabalho. Além disso, sempre está pronta para ajudar quando necessário e, com isso, consegue potenciais clientes para fechar campanhas de marketing para a agência na qual trabalha.
O sucesso de uma marca pessoal é saber fazer conexões de valor e articular de forma estratégica sua rede de contatos. Afinal, a arte das conexões é saber explorar as trocas possíveis entre todos os envolvidos, com benefícios para todos.
3. Seja segura, saiba no que você é boa!
O que vai levar você além não é o que você sabe fazer, mas, sim, aquilo que sabe fazer muito bem!
Emily chega para trabalhar em Paris sem saber falar uma única palavra em francês. Só por isso ela poderia se sentir insegura. Porém, ela focou naquilo que ela sabe fazer muito bem, ser simpática, comunicativa, cara de pau e extremamente criativa.
Já na primeira reunião, ela se mostra muito segura ao expor suas ideias, sem medo de ser julgada como arrogante, o que mostra que ela veio fazer diferença para agência francesa com suas ideias inovadoras de marketing digital.
Entender quais são suas principais habilidades e utilizá-las ao seu favor faz de você uma pessoa segura, confiante para se posicionar e construir uma marca pessoal protagonista.
4. Qual o seu estilo? Sua roupa também comunica!
Tudo comunica, inclusive a sua roupa!
Quem chega antes de você nos lugares é a sua roupa. Por isso, é interessante realizar uma consultoria de moda para entender a sua paleta de cores, qual é o seu estilo e, principalmente, o que você deseja comunicar por meio da sua roupa para o seu público em determinado evento ou ocasião.
Um dos ápices da série são os lookinhos fashionistas, não apenas da Emily, mas de todos os personagens. Emily, em específico, trabalha com comunicação, marketing digital e branding. Ela usa muitas roupas coloridas, que expressam um dos seus pontos fortes, sua criatividade. Já seu estilo mais fashion mostra todo o lado moderno da personagem e que ela está antenada em todas as tendências ao seu redor.
Acredito que temos que ser intencionais em tudo o que fazemos, inclusive nas roupas que vestimos, utilizando tudo ao nosso favor para que isso se torne um diferencial na nossa marca pessoal.
5. Saia da sua zona de conforto
Se a vida quer da gente é coragem, correr riscos e sair da zona de conforto é algo fundamental.
Emily, pelo fato de se mudar de país, com língua e cultura diferentes, já mostra o quanto é uma mulher de coragem. Ao longo da série, podemos ver, em diversas situações, o quanto ela busca sair de sua zona de conforto para evoluir como pessoa e profissional.
Lembre-se : o que lhe trouxe até aqui não vai lhe levar além! Então, é extremamente importante buscarmos novos desafios, inclusive investir na nossa marca pessoal, nos aprofundando nas quatro dicas acima que, com certeza, serão um bom começo para a construção de uma marca pessoal protagonista.
E aí, você gostou das dicas?
A série Emily in Paris está disponível na Netflix.