Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Menos foco em tecnologia, mais foco em modelos de negócio
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
tecnologia não falo em diminuir o valor que ela intrinsecamente tem para
iniciativas inovadoras. Me refiro, na verdade, a tratá-la como meio para que
transformações aconteçam.
Perceba, é comum que nos deixemos levar pela empolgação quando falamos sobre inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain e assim por diante. Essas tecnologias são, de fato, revolucionárias e sentimos que estamos no meio de algo muito maior. A grande questão é que a inovação não vem das tecnologias per se. O verdadeiro valor está na transformação dos modelos de negócio.
inovadora simplesmente pelas tecnologias que adotou em seu negócio. Todas elas
existiam e já estavam disponíveis. A grande inovação veio a partir do momento
em que a empresa utilizou essas tecnologias para transformar o seu modelo de
negócio.
mais poderosas formas de se mudar o tão falado mindset e de se começar a pensar de forma mais inovadora. Como
quase tudo na vida, isso é muito mais fácil falar do que fazer.
que inovação e tecnologia não são a mesma coisa. Elas são parte da mesma
equação. A tecnologia é um meio para que a inovação aconteça. Ponto.
tecnologia não é o objetivo final. Persegui-la como tal pode fazer com que sua
empresa tente implementar novas tecnologias simplesmente porque parecem
importantes, o que pode acabar gerando prejuízos financeiros. A tecnologia é,
então, um caminho para que a mudança aconteça.
tecnologia como meio de transformação de modelos de negócio. A pergunta
importante a ser feita é: como as tecnologias já disponíveis podem atualizar o
meu modelo de negócio e como eu posso, a partir disso, entregar mais valor para
meus clientes?