Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Modelos de gestão
Liberdade e responsabilidade: lições da Netflix para empresas do século 21
livro escrito pelo fundador da Netflix, Reed Hastings, chamado A regra é não ter regras. As lições de
gestão de Hastings vão além de ensinar a respeito de um produto que se tornou
onipresente. São, sem dúvidas, algumas das premissas mais importantes para
empreendedores e líderes deste século.
Para Hastings, as pessoas devem estar acima dos processos. Apenas quando os profissionais têm liberdade é que uma verdadeira cultura de inovação floresce. Mas uma cultura baseada na liberdade individual não nasce e não progride do nada. É necessário que o ambiente empresarial sirva como um impulsionador para que isso aconteça. Uma coisa é dizer aos funcionários que todo mundo pode trazer novas ideias para mudar processos. Criar redes de segurança para que eles realmente façam isso sem que tenham medo de serem julgados ou demitidos é outra.
propagada por Reed Hastings: responsabilidade.
Por essa razão que a responsabilidade é tão importante. A cultura da Netflix é baseada em empoderar as pessoas, para que elas compreendam que seu trabalho afeta a marca como um todo e é parte direta dos resultados. “Nós apenas contratamos adultos e deixamos que eles trabalhem”, dizem algumas pessoas da organização.