Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Inovação compartilhada
Inovação e descentralização: dois lados da mesma moeda
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ágeis e as hierarquias mais rígidas, o habitual era que o departamento de
Pesquisa e Desenvolvimento ou o de Inovação e Novos Negócios monopolizassem as
iniciativas de inovação da maioria das empresas. Havia uma distinção clara
entre eles, que perseguiam novas ideias, produtos e negócios, e os outros
departamentos, responsáveis por manter a operação rodando.
imaginar, um tanto insustentável para os dias atuais.
Perceba, não estou dizendo que departamentos de P&D e Inovação deveriam desaparecer. Eu mesmo possuo um cargo executivo atual com o nome “inovação” no título. Meu ponto é: se no passado fazia sentido esse modelo de concentrar esforços de inovação das companhias nessas áreas, hoje, um século depois, esse processo não pode permanecer o mesmo.
departamento tomando todas as decisões inovadoras de uma empresa poderia até
funcionar. Os testes não eram tão rápidos, os processos eram mais lentos e
novas soluções não brotavam a cada semana.
com mais agilidade e tecnologias surgem a todo momento. Nesse contexto, conter
os esforços de inovação em uma pessoa ou um departamento pode ser catastrófico.
Atualmente, percebo que é muito mais saudável encarar os departamentos de
P&D e Inovação como pavimentadores dos processos inovadores. Aqueles
responsáveis por abrir o caminho para o resto da organização em iniciativas
envolvendo novos produtos, novos modelos de negócio, e assim por diante.
A descentralização, aqui, é poderosa. Mesmo existindo um departamento responsável pela inovação, ela jamais pode ser uma exclusividade de algumas poucas cabeças. No mundo caótico de hoje, transformações só surgem a partir de iniciativas difusas, distribuídas pela companhia.