Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Advisors
Consequências não óbvias da crise
Depois do que aconteceu, as consequência óbvias eram: mais cuidado de
instituições financeiras em termos de critérios para empréstimos, maior
responsabilização para recomendações de investimento feitas por agentes e
diminuição da euforia e do efeito manada no mundo dos investimentos. Você pode
argumentar que muitas dessas consequências nem chegaram a acontecer… Mas isso é
assunto para outro dia.
Algumas das consequências que ninguém era capaz de prever sobre a crise de 2008, por exemplo, foi o surgimento de alguns dos negócios mais presentes em nossas vidas na atualidade. Uber e Airbnb surgiram e ganharam tração justamente em um momento pós-crise nos Estados Unidos, quando milhões de pessoas precisavam de uma renda extra e começaram a utilizar ativos que já tinham (seus carros ou quartos em suas casas) para suprir essa necessidade.
não-óbvias. Na Itália pós Segunda Guerra, os campos de cacau
estavam devastados. Esse foi o gatilho para que um confeiteiro chamado Pietro
Ferrero produzisse um creme mais barato, feito com menos cacau e com a adição
de avelã e açúcar. Aquele produto acabou se transformando na Nutella, uma das
marcas mais conhecidas do mundo e um dos produtos mais emblemáticos do Grupo
Ferrero.
conhecido, também surgiu no período pós crise provocada pela Segunda Guerra. A
Piaggio, empresa italiana que fez fortuna produzindo aviões, viu seu
faturamento praticamente desaparecer no período pós-guerra. A companhia
resolveu então apostar em um meio de transporte que estivesse de acordo com as
condições econômicas e o estilo de vida dos italianos naquele momento.
Utilizando boa parte do maquinário que era usado para a produção dos aviões, a
Piaggio desenvolveu a Vespa, motoneta que se tornou um símbolo italiano
mundialmente conhecido e um sucesso de mercado.
consequências não-óbvias trazidas pela atual crise que estamos vivendo? Quais
negócios revolucionários nascerão a partir desse momento tão delicado?
impossível. Mas é interessante imaginar que em 10 anos, estaremos lendo artigos
ou reportagens do tipo “10 empresas que surgiram por causa da crise do novo
Coronavírus”.