Thumbnail

Como aumentar a sua sorte

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Sorte e acaso

Como aumentar a sua sorte: ela é fundamental nas suas decisões?

01/02/2022 13:00
Quantos dos seus feitos você atribui à sorte? Você considera a sorte como elemento fundamental nas decisões que você toma? A sorte é elemento importante para nosso sucesso?
A sorte é um elemento sobre o qual não falamos muito. Adoramos falar sobre trabalho duro, disciplina, produtividade. Mas e a sorte? Algumas pessoas têm até aversão em falar o termo, como se ele diminuísse toda e qualquer conquista.
Eu prefiro outra visão. Trabalho duro, estratégia, inteligência, contatos… Tudo isso é muito importante. Mas a sorte faz parte dessa equação, embora nos esqueçamos disso repetidamente. Pitadas desse elemento tão mal interpretado são fundamentais para que tenhamos sucesso em nossas empreitadas e quanto mais cedo tivermos essa visão, melhor.
A sorte tem papel fundamental em nossas vidas, gostemos ou não. E se ela é assim tão presente, o que podemos fazer em relação a isso? Como podemos aumentar as nossas chances de sermos afortunados?
O primeiro passo é ter a cabeça aberta. Para além do discurso fácil sobre o tema, ter a cabeça aberta significa estar aberto a novos assuntos, a pontos de vista diferentes, a novos argumentos.
E o que isso tem a ver com sorte? Pensar de forma diferente e estar aberto a mundos alternativos pode trazer grandes oportunidades. Muitas vezes, um simples artigo, palestra, email ou postagem em rede social pode mudar nossas vidas. A sorte pode colocá-los na nossa frente. Mas precisamos ter a mente aberta para aproveitá-los.
O segundo passo é conversar com o máximo de pessoas que você conseguir. Não conseguimos prever de onde as grandes oportunidades virão, por isso, temos que abrir o nosso leque de possibilidades. Falar com diferentes pessoas é uma das formas de fazer isso. Algumas das sociedades mais importantes do mundo dos negócios começaram, em muitos casos, por puro acaso.
O terceiro ponto é contar a todo mundo os seus planos. Não estou falando aqui de abrir o planejamento da sua empresa ou detalhar seu plano de carreira. Estou falando dos seus interesses, do que você imagina fazer, do que te atrai. Essa é uma forma poderosa de abrir contatos que você talvez nem imagina conseguir.
Por fim, jamais subestime o poder da própria sorte. Costumamos supervalorizar os nossos feitos e não nos damos conta do quanto o acaso interfere na nossa vida. É importante ressaltar que esperar pela sorte não é, de nenhuma forma, eficaz. Trabalho duro, contatos e disciplina ainda são elementos extremamente necessários para o sucesso, é claro. Mas ajudar essa mesma sorte a trabalhar a nosso favor, pode fazer toda a diferença.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão