Thumbnail

Amy Webb compartilhou na SXSW sua visão sobre os rumos da inteligência artificial. Crédito: Divulgação

Marcelo Gripa

Marcelo Gripa

Marcelo Gripa é jornalista, especialista em comunicação corporativa e co-fundador da Futuros Possíveis, plataforma que gera discussões e inteligência sobre futuros.

Inteligência artificial

Três ameaças e três oportunidades para o futuro da IA

12/03/2024 15:25
Uma das futuristas mais respeitadas do mundo, Amy Webb compartilhou, no último fim de semana, sua visão sobre os rumos da inteligência artificial, que tem moldado negócios e é apontada como a principal força transformadora da sociedade nos próximos anos. Amy foi um destaques da abertura do festival South by Southwest, mais conhecido como SXSW, considerado mais influente na fusão entre inovação, criatividade e cultura, realizado em Austin (Texas), nos Estados Unidos.
A visão da futurista sobre o tema é parte de um relatório próprio divulgado todos os anos e que, em 2024, leva o nome de "incertezas". A pergunta posta é a seguinte:  "quão rapidamente a IA vai revolucionar os negócios, e de que maneiras?". O avanço da tecnologia integra um conceito mais amplo criado por ela para explicar os movimentos em curso. "Entramos em um superciclo da tecnologia, uma onda de inovação tão potente e difundida que promete remodelar a própria estrutura da nossa existência, desde as complexidades das cadeias de abastecimento globais até às minúcias dos hábitos diários, desde os corredores do poder na economia internacional política às normas tácitas que governam nosso social interações", escreve Amy.
Para responder à questão, ela divide o assunto em três grandes temas: primeiro, a capacidade da tecnologia de aumentar a produtividade nas operações das empresas no dia dia, como a otimização da comunicação por e-mail; segundo, a rapidez com que a IA avança nos segmentos da indústria, que podem ser mais ou menos impactados pelo peso das questões regulatórias; e terceiro, o aumento da presença da IA no cotidiano das pessoas, tornando-se um "playground criativo" a partir de experiências na palma da mão dos usuários, como é o caso do ChatGPT, ou gerenciando tarefas operacionais que podem ser terceirizadas para uma máquinas, como fazem as assistentes virtuais como Alexa e Siri, ambas as possibilidades com potencial de mudar o comportamento do consumidor.
Dentro deste contexto complexo de transformações, a futurista prevê três ameaças e três oportunidades para o impacto da IA nas empresas e na sociedade. Confira:

Ameaças

- Disrupção da força de trabalho
À medida que a IA assume mais responsabilidades, as empresas devem encontrar formas de estancar a perda de empregos e requalificar os funcionários para evitar o impacto social negativo.
- Falta de conformidade no avanço da IA
A governança rigorosa nos setores regulamentados pode restringir a inovação/adoção da IA ​​se a transparência, a responsabilização e os padrões éticos não forem respeitados.
- Questões éticas no uso de dados
À medida que a IA se vale de grandes quantidades de dados do consumidor para ficar mais inteligente, a crescente preocupação da sociedade em torno da privacidade pode justificar um aumento da regulação e a cobrança pela melhora nos padrões de uso de dados.

Oportunidades

- Aumento de produtividade e eficiência
A implementação de IA nas áreas operacionais e no coração das empresas para otimizar processos pode resultar em ganhos exponenciais de produtividade, eficiência e redução de custos.
- Melhorar a tomada de decisão orientada por dados
A IA fornece aos líderes empresariais insights, análises preditivas e avaliações de risco anteriormente inacessíveis para guiar a estratégia e o planejamento.
- Diferenciação competitiva
Soluções empresariais personalizadas de IA apresentam oportunidades para desenvolver plataformas proprietárias, hiper especializadas, ferramentas e novos modelos de negócios que podem colocar uma organização à frente das rivais.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão