Adquirida pela OdontoCompany – maior rede de odontologia do país – em dezembro de 2022, a OrthoDontic – principal rede focada em ortodontia, com 315 unidades em operação – deve registrar faturamento de R$ 540 milhões em 2024, com um incremento de 20% em relação a 2023, quando movimentou, aproximadamente, R$ 450 milhões.
Na comparação com 2022, o aumento no faturamento chegará a 44% – no último exercício antes da negociação com a OdontoCompany, a receita foi de, cerca de R$ 375 milhões.
Fundada por cinco ex-colegas da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2002, a OrthoDontic projeta fechar 2024 com 345 unidades, 26,3% a mais do que o total de clínicas em operação em 2022, quando contabilizava 273.
Nesta entrevista, uma das fundadoras da rede, Claudia Consalter, afirma que o caminho para a construção de um legado no empreendedorismo passa por muito trabalho e dedicação. “Quando somos desafiados a nos reinventar e buscar novas soluções, há muito crescimento e experiência acumulada”, revela.
Segundo a empresária, parte dos resultados obtidos pela OrthoDontic no período pós-aquisição se deve às melhorias de governança implantadas pela OdontoCompany e pelo Grupo SMZTO, fundo de private equity que detém parte da companhia. Com a transação, a OrthoDontic – até então uma empresa familiar – passou a ser gerida de forma mais profissional, com uma estrutura com governança clara e metas de expansão e crescimento definidas.
Além disso, sob a gestão da OdontoCompany, a OrthoDontic ampliou a transparência nas tomadas de decisões e implementou regras rígidas de compliance.
Confira a entrevista:
Quem é Claudia Consalter e quais são suas principais conquistas?
Claudia Consalter: A Claudia é esposa, mãe de um casal de gêmeos e sonhadora. Desde o tempo de faculdade, já pensava em ajudar as pessoas a terem mais acesso à odontologia.
Sou muito honrada por ser uma das fundadoras da maior e melhor rede de ortodontia do país, a OrthoDontic. Por meio de ações que levaram ao conhecimento da população que era possível fazer um tratamento ortodôntico, muitas pessoas realizaram esse sonho. Essa foi uma grande conquista que, assim como formar uma família linda, na qual posso transmitir os valores que aprendi com meus pais, forma o meu legado.
O quanto a sua origem influenciou no que você se tornou atualmente como empresária?
Desde muito cedo, meus pais sempre me diziam que eu tinha de ser independente e optar por uma profissão que me possibilitasse ser independente financeiramente e, também, ter flexibilidade de horário, o que influenciou fortemente a minha escolha pela odontologia.
Quando a gente exercita essa forma de pensar, quando somos guiados por um objetivo, ideias empreendedoras surgem. Além disso, também tive referências muito importantes com meus pais relacionadas a planejamento, organização e ética, que foram muito importantes para que eu conseguisse trilhar o caminho que me trouxe até aqui.
Você tem uma carreira super consolidada. Porém, sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
Levo muito a sério o jargão “em tempos de guerra, uns choram e outros vendem lenços”. Dificuldades econômicas sempre estiveram presentes no Brasil, em maior ou menor grau. O fato é que, mesmo em cenários mais desafiadores, produtos e serviços continuam a ser consumidos.
O que pode acontecer é que, nessas situações mais difíceis, o consumo seja um pouco menor. Penso que, se tem alguém apto a consumir, temos de buscar caminhos para que sejamos nós aqueles que estão vendendo, sem usar o cenário econômico como muleta. Nesse sentido, quando somos desafiados a nos reinventar e buscar novas soluções, há muito crescimento e experiência acumulada.
Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre visto e lembrado pela audiência, como é o caso da OrthoDontic?
A imagem que uma marca passa, tanto institucional como nas peças de marketing, deve ser verdadeira. Ou seja, deve representar, de forma genuína, a cultura da empresa que ela representa. Por isso, apesar de parecer acadêmico, uma marca precisa ter muito bem definidos sua visão, missão e valores. Além disso, todas as pessoas que representam essa marca devem acreditar, concordar e praticar esses conceitos. Desta forma, a cultura se fortalece e transborda para fora das paredes de uma empresa.
Qual é a sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Na minha opinião, o sucesso é conquistado por meio de muito foco e dedicação. Não estou falando daquelas ascensões rápidas com prazo de validade que vemos por aí, mas sim de pessoas que realmente conquistam seus objetivos e são lembradas no futuro sem ressalvas. Nesse sentido, entendo que devemos ter em mente alguns conceitos: