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Neymar Lima, fundador da rede de saúde para brasileiros MedStation, que possui sete unidades na Flórida (EUA). Crédito: Divulgação.

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.

Trader de Vendas

Médico do Tocantins faz sucesso com rede de clínicas voltada a imigrantes nos EUA

08/04/2025 15:36
Mais de 90% dos brasileiros nos Estados Unidos não falam inglês fluentemente, o que pode transformar uma simples consulta médica em um verdadeiro pesadelo. Esse desafio foi o ponto de virada para Neymar Lima, médico ortopedista que trocou a vida em Tocantins para empreender um modelo de atendimento em saúde nos EUA. Hoje, à frente da MedStation, ele comanda uma rede de clínicas médicas na Flórida que também oferece serviço de telemedicina, realiza mais de 500 atendimentos diários e projeta chegar a 1.500 consultas por dia em 2025.
Médico ortopedista formado no Brasil e dono do primeiro hospital ortopédico de Tocantins, Neymar Lima acumulava anos de experiência bem-sucedida antes de decidir empreender nos Estados Unidos. No início, acreditava que o modelo tradicional de clínicas físicas seria a chave para atender a comunidade brasileira. No entanto, enfrentou uma série percalços que o fizeram repensar o negócio. Até perceber que o problema real era a barreira da língua e o alto custos dos serviços de saúde.
A virada veio quando reformulou a MedStation, estruturando um modelo phygital (físico + digital) que combina atendimento em português, consultas online acessíveis e uma rede integrada para exames e prescrições de medicamentos dentro da legislação americana. Hoje, a MedStation conta com seis unidades físicas, 78 unidades online e um projeto ambicioso de expansão global.
Confira, abaixo, a entrevista que o médico Neymar Lima concedeu à coluna:
Quem é Neymar Lima, o empreendedor por trás da MedStation?
Neymar Lima: Cresci aprendendo que errar faz parte do processo. Tive empresas que faliram nos EUA antes de acertar com a MedStation, desde imobiliária até lavanderia. Esse aprendizado me ensinou que um negócio só funciona se ele resolve uma dor real. Meu grande erro foi insistir no modelo errado. Meu maior acerto foi entender que o verdadeiro desafio dos brasileiros nos EUA não era apenas conseguir um médico, mas sim ter acesso à saúde sem barreiras linguísticas e financeiras.
Na sua opinião, como superar obstáculos diários nos EUA e construir um legado que transforme vidas?
O empreendedor precisa entender que, enquanto seu negócio não se sustenta sozinho, ele ainda não tem um negócio. Aprendi isso da pior forma: me desfazendo de 90% do meu patrimônio e quase indo à falência. Mas foi esse caminho que me levou à solução correta. Hoje, meu maior legado é garantir que brasileiros no mundo todo tenham acesso à saúde de qualidade, na sua própria língua, sem burocracia e com preço justo.
Como um profissional pode construir uma marca para ser sempre visto e lembrado pelo seu público?
Atendimento excelente e soluções reais falam mais alto do que qualquer marketing. MedStation é lembrada porque resolve um problema crítico da comunidade brasileira nos EUA. Criamos um ecossistema no qual o paciente pode agendar uma consulta em português, fazer exames em redes credenciadas e receber prescrições de forma legalizada. Quando você resolve um problema essencial de forma eficaz, a reputação da sua marca cresce naturalmente.
Qual sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Nunca se apegue ao passado. Se algo não funciona, mude. O sucesso vem para quem é resiliente e sabe se adaptar. Construímos a marca porque entendemos e vivenciamos as dificuldades de morar fora do Brasil. Aqui temos um sistema de saúde completamente diferente e precisamos nos adaptar para entender que agora fazemos parte de outro país, mas com o coração no Brasil. Hoje, olhamos para o futuro: queremos ajudar mais e mais brasileiros no mundo a ter saúde acessível e de qualidade.