Thumbnail

Crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Humildade

Crenças limitantes: cuidado com a sua verdade absoluta

25/08/2021 12:00
Você sabe que nada sabe? Uma das maiores lições que eu tive durante a minha jornada foi a de entender que eu não sabia de tudo. E muitas vezes, em nossas vidas, por falta de humildade, nós acabamos deixando passar grandes oportunidades de aprendizado que mudariam para sempre a trajetória.
E ninguém bate mais forte do que a vida. Antes que ela te ensine do jeito dela, é melhor você aprender a ter humildade e escutar pessoas que já passaram por onde você está querendo caminhar. Na prática, isso significa dizer que se apoiar cegamente em algumas crenças pode ser mais prejudicial do que se imagina, já que muitas vezes o status quo costuma ser mais perigoso do que o desconhecido.
O maior exemplo disso são as centenas, milhares de empresas – grandes e pequenas – que se perderam ao longo dos últimos anos porque não se deram conta dos sinais que o mercado estava dando. Ou os ignoraram ou pagaram caro para ver no que ia dar, sem colocar em prática a humildade de tentar entender os novos cenários e aprendizados que todas essas mudanças acarretaram na sociedade como um todo.
E aí entra um outro ponto: as crenças limitantes. Basicamente essas crenças podem ser entendidas como verdades absolutas que, em algum momento, ao longo da sua vida, foram enraizadas por você. No decorrer de nossas vidas, recebemos milhares de sugestões, estímulos e experiências, tanto de pessoas quanto de situações que estão constantemente ao nosso redor, que aos poucos vão moldando a forma como nós somos e, principalmente, como enxergamos o mundo a nossa volta. E é claro que neste sentido, nem preciso dizer como isso influencia e rege nossas ações, né?
E é por isso também que se torna tão importante se questionar em diferentes momentos da vida. Não existem verdades absolutas, principalmente considerando que temos a oportunidade real de refletir, mudar de opinião, traçar novas metas e escolher novos caminhos o tempo todo. Note que as crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo, que nos leva a desacreditar da possibilidade de alcançar os nossos objetivos: “Não importa o quanto eu trabalhe, nunca vou conseguir juntar dinheiro”, “Não consigo aprender a fazer isto, não tem jeito”, “para que vou malhar se não consigo emagrecer mesmo”.
Meu conselho hoje é que você reveja suas verdades, reflita sobre suas crenças limitantes e como elas têm influenciado sua vida e suas decisões. Na filosofia, a arte de saber questionar é o ponto central para enxergar novas rotas ou caminhos. O saber, muitas vezes, não é considerado tão importante quanto a dúvida, pois é ela que move o conhecimento crítico, assim como a filosofia move nosso pensamento em relação aos fatos cotidianos de maneira crítica. Pense nisso.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão